4 Agosto 2022      09:21

Está aqui

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde inaugurou balcão SNS 24 no Alentejo

Por Joana Casca

 

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, inaugurou no passado dia 2 de agosto, o Balcão SNS 24 em Bicos, na Freguesia de Vale de Santiago, concelho de Odemira. Foi o primeiro espaço para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos a ser inaugurado em todo o Alentejo, permitindo agora aos habitantes da região a realização de teleconsultas, renovação de receitas médicas, consultar exames, entre outros serviços.

O evento contou com a presença da Presidente do Concelho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Catarina Filipe, do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro e também da Presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santiago, Inês Hilário.

Para António Lacerda Sales, o acesso dos cidadãos ao SNS é “um grande desafio e uma grande aprendizagem dos últimos anos”. O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, considera o Balcão SNS 24 “uma melhoria do acesso e de porta aberta para os nossos cidadãos, nomeadamente para aqueles que vivem em locais mais longe dos centros, para terem acesso a consultas, aos centros de saúde e aos serviços hospitalares. É garantidamente uma melhoria de acesso para os nossos cidadãos e isso é muito importante.”.

Catarina Filipe, Presidente do Conselho de Administração da ULSLA, considera este serviço como “uma mais-valia”, dado que “há uma panóplia de serviços que hoje ficam ao dispor. Grande parte da população não tem literacia das novas tecnologias e tem aqui um serviço, com a colaboração fundamental da Junta de Freguesia, que vai permitir aproximar os utentes dos cuidados de saúde.”.

Em declarações, Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, mostra-se agradado com esta iniciativa. “Honra-nos muito o facto de o primeiro Balcão SNS 24 do Alentejo ser em Bicos, uma localidade bastante distante do centro de saúde que passa a ter um serviço de proximidade muito importante”. Para o autarca este serviço “precisa de ser alargado, ter mais capacidade e ter mais serviços para as pessoas e vamos agora trabalhar para que seja uma realidade noutras Freguesias”. Salientou e agradeceu ainda o apoio das Juntas de Freguesia, neste caso do Vale de Santiago, na prestação de “apoio aos utentes, que precisam de ajuda para acederem a estes serviços.”.

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, está a desenvolver mais projetos de Balcões SNS 24 para o concelho de Odemira, estando a ser desenvolvidas parcerias com outras Juntas de Freguesia.

O principal objetivo dos Balcões SNS 24 é prestar apoio a quem não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e também a quem não tem condições ou as competências necessárias para aceder aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde. Estes balcões disponibilizam serviços como a realização de teleconsultas, marcar/desmarcar/remarcar consultas, consultar resultados de exames e guias de tratamento, renovar/consultar medicação crónica, avaliar e registar os sintomas da COVID-19, agendar vacinação COVID-19, pedir emissão de certificados COVID, realizar chamadas para o SNS 24 (808 24 24 24), pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica e alteração de dados do utente.

O Balcão SNS 24 de Bicos localiza-se junto ao Centro Sociocultural e o primeiro utente a beneficiar deste serviço foi José Lança, de 68 anos, residente na aldeia. José realizou uma teleconsulta com o seu médico de família, evitando assim uma deslocação até à vila de Colos.