22 Fevereiro 2018      18:19

Está aqui

Seca no Alentejo: Agricultores desaconselhados a cultivar

Os agricultores servidos pela albufeira da Vigia, em Redondo, no Distrito de Évora estão a ser aconselhados a não realizar as culturas de primavera e verão porque não há água suficiente. Em causa estarão as culturas de milho e de tomate, entre outras, por causa da seca extrema que afeta a região.
 
Bulhão Martins, da Associação de Beneficiários da Obra da Vigia, defende que a não ser que chova bastante nas próximas semanas, os agricultores não vão ter água com que regar as culturas e por esse motivo não devem avançar com as culturas. Aquele dirigente pede a intervenção do governo que, através da Política Agrícola Comum, minimize o impacto que a seca está a ter na economia da região.
 
A albufeira da Vigia está a 13% da sua capacidade, mas apenas 7% poderão ser utilizados já que a parte restante não pode ser utilizada por motivos ambientais e segundo contas da Associação de Regantes, estarão apenas disponíveis um milhão de metros cúbicos de água quando os agricultores precisarão de no mínimo cinco milhões de metros cúbicos, mesmo e apesar das transferências de água que estão a ser feitas para aquela barragem por via de Alqueva, mas que garantirão apenas o consumo das populações.
 
Imagem de capa de Gabriela Palai