18 Janeiro 2019      18:29

Está aqui

Santo André dedica 10 dias à gastronomia com enguias da lagoa

Caldeirada de enguias, ensopado de enguias, enguias fritas, cataplana de enguias e açorda alentejana ou enguias fritas com migas verdes são alguns dos acepipes estrela no 5.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, que enaltece a maravilha gastronómica local capturada naquela lagoa e preparada por 10 restaurantes locais.
 
Entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro os restaurantes A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Café Snack-Bar A Palmeira, Copacabana, O Martins e O Gatinho, todos situados na Freguesia de Santo André, confecionam vários pratos confecionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais. 
Segundo o município de Santiago do Cacém, organizador, na iniciativa "preza-se o conceito de experiência gastronómica, facilitado pela excelência dos sabores locais, pelo saber cozinhar, pela genuinidade da cozinha alentejana, mas também pela inovação dos pratos apresentados, contribuindo para a economia local com a visita de turistas que aqui se deslocam para esse fim e paralelamente potenciar o património natural, histórico e cultural do Município".
Outra das grandes apostas do Festival da Enguia é a promoção turística do Concelho “e esse objetivo tem sido atingido, sendo que está inserido numa estratégia mais alargada de promoção do Município de Santiago do Cacém” afirma Álvaro Beijinha e explica que esta estratégia se traduz na realização de mostras gastronómicas, na criação de roteiros, em investimentos na preservação e valorização patrimonial, na participação em feiras do setor e a deslocação de embaixadas ao estrangeiro. “Esta estratégia faz com que tenhamos obtido, segundo dados do INE referentes a 2016/17, a duplicação do número de dormidas no nosso Concelho que praticamente passaram de 51 mil para mais de 100 mil, que faz do nosso Município o quinto com mais dormidas em todo o Alentejo e nos 11 municípios que constituem a Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e o que mais subiu no Alentejo Litoral” sublinha o autarca.
O programa contempla ainda um colóquio – O Mar um Universo de Recursos – no dia 29 de janeiro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal Manuel José “do Tojal”, onde será abordado o tema do valorização dos recursos naturais na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, numa organização do Centro de Informação Europe Direct – Alentejo Central e Litoral.

Outra das novidades é a realização de uma visita guiada à Costa de Santo André sobe o mote - A enguia e a Lagoa de Santo André. As inscrições devem ser feitas através do endereço: ddet@cm-santiagocacem.pt até ao dia 30 de janeiro. O ponto de encontro dos participantes será o apoio de praia da Costa de Santo André.

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade.
 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.