29 Novembro 2021      09:58

Está aqui

Santo Aleixo da Restauração em Moura celebra 1.º de dezembro

A Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração voltam a comemorar o 1 de dezembro em Santo Aleixo da Restauração, assinalando a heroicidade dos santoaleixenses nas batalhas contra os espanhóis.

De acordo com a autarquia, pelas 10:30, a banda do Círculo Artístico Musical Safarense atua na Praça da Restauração, “seguindo-se o Içar da Bandeira, às 10:45”, e os “discursos do Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Francisco Candeias, e do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo”.

Pelas 11:30 será ainda apresentado o livro da autoria de Francisco Carlos Machado de Almeida, intitulado “Capitão Martim Carrasco”. Às 12:30 está agendado um “convívio popular com atuações do Grupo Coral Feminino Associação Sol da Vida e do Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração”, refere a mesma fonte.

Recorde-se que, segundo a lenda, após a Restauração da Independência em 1640, “Santo Aleixo foi palco de grandes combates que causaram muitas baixas na população, e o último ataque valeu à aldeia de Santo Aleixo a designação de aldeia heroica”. A igreja foi destruída três vezes, tendo sido reconstruída outras três, tornando-se, nos dias de hoje, “o símbolo maior de resistência daquela população”. Em 1957, por decreto publicado em Diário da República, a freguesia de Santo Aleixo, concelho de Moura, passou a denominar-se Santo Aleixo da Restauração.

 

Fotografia de mundoportugues.pt