A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai investir 191.108 euros, no próximo ano letivo de 2025/2026, na aquisição dos cadernos de fichas de atividades para oferecer a todos os estudantes matriculados nos agrupamentos de escolas do município.
Em comunicado, a autarquia refere que esta medida abrange todas as disciplinas do 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico e as de formação geral do Ensino Secundário, sendo a primeira vez que o município oferece os cadernos de atividades aos alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade.
No total, serão oferecidos 15.086 cadernos de fichas de atividades, distribuídos por um total de 3.118 alunos.
Segundo a mesma fonte, esta iniciativa insere-se no âmbito de um conjunto de medidas que “representam um investimento superior a dois milhões de euros, com o principal objetivo de garantir a criação de melhores condições de crescimento e aprendizagem para as crianças e jovens do concelho”.
Além desta, a autarquia garante ainda, a partir das Medidas de Ação Social Escolar, a gratuitidade das refeições escolares ou a sua comparticipação a 50%, além do apoio financeiro para a aquisição de material escolar e para visitas de estudo.
A Câmara Municipal assegura também a totalidade do valor dos passes escolares em transporte público aos alunos do concelho e garante 46 circuitos especiais de transporte escolar a partir do 1.º Ciclo do Ensino Básico, independentemente do escalão de rendimentos.
Também a Rede Pública de Educação Pré-Escolar e de Atividades de Animação e Apoio à Família no município tem uma cobertura territorial de 100%, o que significa que “todas as freguesias têm resposta pública de jardim de infância, atendendo às necessidades de 530 crianças/famílias”, acrescenta a autarquia.
“A Câmara Municipal de Santiago do Cacém é uma das poucas no país a oferecer uma resposta gratuita às famílias nas três valências das Atividades de Animação e Apoio à Família”, nas valências de receção, refeições e prolongamento de horário, das 08:30 às 18:30.
Estas atividades funcionam de forma contínua, durante 10 horas diárias, incluindo as interrupções letivas, nas 28 salas dos 15 jardins de infância do município.
Além disso, outra vertente importante desta política é “a criação das melhores condições nos equipamentos de ensino, com a requalificação profunda de várias escolas básicas”, como a EB n.º 1 em Ermidas-Sado, a EB n.º 3 e a EB n.º 4 em Vila Nova de Santo André, além de salas do 1.º Ciclo e do Pré-escolar, equipadas com ar condicionado, quadros interativos e computadores com acesso à Internet.
Atualmente, estão ainda a decorrer as obras de remodelação do Jardim de Infância de Ermidas-Sado, uma empreitada orçamentada em mais de 140 mil euros.