13 Junho 2025      10:23

Está aqui

Santiago do Cacém homenageou associações humanitárias de bombeiros

O município de Santiago do Cacém homenageou as associações humanitárias de bombeiros de Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo, Santo André e Alvalade, ao assinalar, no passado domingo (08), o Dia Municipal do Bombeiro, numa cerimónia realizada em Cercal do Alentejo. 

Segundo a autarquia, durante estas comemorações, as quatro corporações do concelho assinaram com a Câmara Municipal dois protocolos de financiamento, no montante total de 220 mil euros.

Citado em comunicado, o presidente do município, Álvaro Beijinha, considerou que esta é uma data de “reconhecimento público do papel do bombeiro na nossa comunidade pelo seu esforço, dedicação e sentido de ajuda”, salientando que constituem “prioridades permanentes” da autarquia a proteção da população e dos seus bens. Por essa razão, “temos lutado pelo reforço da segurança com a reivindicação de financiamento para os nossos bombeiros junto do Governo, que é a entidade que tem essa responsabilidade, e não as Câmaras Municipais”, acrescentou, reconhecendo, ainda assim, que competem aos municípios a coordenação da Proteção Civil Municipal e o papel de “exigir, a quem tem a obrigação legal, dotar os bombeiros dos recursos necessários à sua missão”.

O reconhecimento por parte do município do importante papel dos bombeiros traduz-se num “apoio protocolado de 30 mil euros para cada corporação, valor que este ano teve um aumento de 20%”. Foi também firmado um protocolo extraordinário no valor de 25 mil euros para cada corporação, destinado à “aquisição de equipamento de proteção civil, de viaturas” ou à “realização de obras nas instalações”.

“Por termos consciência do papel que os bombeiros assumem na nossa sociedade, mesmo não tendo uma competência legal no seu financiamento, a Câmara Municipal tem-no feito”, destacou o autarca, sublinhando que, na última década, o apoio aumentou “cinco vezes e meia”, incluindo ainda o pagamento dos seguros das viaturas das quatro corporações. “Se o Governo acompanhasse a Câmara Municipal de Santiago do Cacém nestes aumentos, seguramente os bombeiros teriam muitos mais e melhores recursos para o desempenho da sua missão”, frisou Álvaro Beijinha, acrescentando que o município, “como sempre, continuará a saber estar à altura das suas responsabilidades, na procura de soluções que ajudem a minorar as dificuldades dos nossos bombeiros e olhando permanentemente para as populações – principais beneficiárias dessa melhoria”.

Na cerimónia, foram homenageados os presidentes das direções das quatro associações humanitárias de bombeiros do município e entregues medalhas a bombeiros pelos seus 25 anos de serviço. Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, foi também homenageado pelas associações humanitárias de bombeiros do município, em reconhecimento do “trabalho de proximidade desenvolvido, ao longo dos últimos anos, entre as cinco entidades”.

A cerimónia chegou ao fim com um simulacro de desencarceramento.

Nesta cerimónia de homenagem, estiveram presentes Sérgio Santiago, presidente da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, Paula Lopes, presidente da Assembleia Municipal, Albano Pereira, Mónica Pires de Aguiar e Susana Pádua, vereadores da Câmara Municipal, José Guilherme, Segundo Comandante Regional do Alentejo da ANPC, Eduardo Correia, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, e João Ludovico, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal. Marcaram também presença nesta iniciativa os presidentes das direções das associações de bombeiros de Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém, Santo André e Alvalade e os respetivos comandantes, assim como os presidentes e representantes de juntas de freguesia do concelho.

 

Fotografia de sulinformacao.pt