15 Dezembro 2024      10:34

Está aqui

Santiago do Cacém e IPDJ querem tornar os clubes desportivos mais sustentáveis

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara de Santiago do Cacém
Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara de Santiago do Cacém

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) celebraram, no dia 11 de dezembro, um protocolo no âmbito do programa CLUBE TOP, que visa capacitar e tornar os clubes desportivos mais sustentáveis. O evento decorreu na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, contando com a presença do presidente da Câmara, Álvaro Beijinha, do diretor regional do IPDJ do Alentejo, Miguel Rasquinho, e de Ricardo Andorinho, antigo jogador internacional de andebol.

Álvaro Beijinha destacou a importância deste protocolo para o desenvolvimento desportivo do município, sublinhando o crescimento de iniciativas e modalidades na região. “O acesso a formações qualificadas vai auxiliar os clubes a dinamizarem ainda mais a prática desportiva no concelho”, afirmou o autarca.

Miguel Rasquinho, por sua vez, elogiou o movimento associativo desportivo do concelho e incentivou os clubes a aproveitarem os programas de apoio disponíveis, como o “Desporto para Todos” e o de “Reabilitação de Instalações Desportivas”.

A parceria reforça o compromisso de qualificar dirigentes desportivos em áreas como gestão e planeamento, promovendo a empregabilidade e o reconhecimento do trabalho realizado pelos clubes locais. No seguimento do protocolo, realizou-se uma formação inaugural sobre “Planeamento de Eventos Desportivos”, ministrada por Ricardo Andorinho, que partilhou experiências e boas práticas com os dirigentes das associações desportivas do município.