14 Outubro 2025      10:29

Está aqui

Santiago do Cacém apresenta obra vencedora do XV Prémio de Conto Manuel da Fonseca

Está agendada para as 16:00 do próximo sábado (18), na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, a apresentação da obra vencedora da XV edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, intitulada “Contos do Senhor Tomás da Graça (dez contos e três intervalos)”, da autoria de Eduardo Palaio, que concorreu com o pseudónimo Joachim Guerra.

Esta obra recebeu a unanimidade do júri, que destaca, citado em comunicado pela autarquia, a "qualidade literária e abordagem temática que concilia o imagético e onírico, desafiando o leitor para um jogo literário e interpretativo na descoberta de quem é Joachim Guerra”.

A edição deste ano do Prémio de Conto Manuel da Fonseca teve a concurso 54 obras de autores de língua portuguesa.

O autor da obra vencedora, Eduardo Palaio, é natural do Seixal e estreou-se na literatura no ano de 1980. Em 2010, venceu o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca. Um ano depois, foi galardoado com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores. É também muralista, cartoonista e pintor.

Com a criação do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, o município de Santiago do Cacém “presta homenagem ao grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa, e à sua obra, sobretudo através da forma narrativa do conto, em que o autor revelou toda a sua excelência”, enquanto, ao mesmo tempo, “contribui para a revelação de novos escritores em língua portuguesa”.

Este Prémio distingue uma coletânea de contos originais, de um autor maior de idade, natural de qualquer país que faça parte da comunidade lusófona.

 

Fotografia de correiobraziliense.com.br