7 Setembro 2020      12:43

Está aqui

Salvaterra de Magos aposta em música, exposições, arte e lançamento de livros

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a organizar, para os dias 11, 12 e 13 de setembro, a 7.ª edição das Jornadas de Cultura, pretendendo "dar a conhecer a história e a identidade do concelho através da dinamização de um vasto conjunto de atividades de índole cultural".

Segundo nota do município, a edição deste ano abre com música no dia 11 de setembro (sexta-feira), com "Há Música na Igreja Matriz" pelas 21h, e “Da canção de Lisboa à Serenata de Coimbra”, com a fadista Teresa Tapadas e o tenor Carlos Guilherme, acompanhados por Luís Ribeiro na guitarra portuguesa e Pedro Pinhal na viola de fado. Depois, segue-se o lançamento do livro "D. Manuel I – Duas Irmãs para um Rei", de Isabel Stilwell, com "apontamento de música renascentista com a alaudista Diana Matos e a cantora Patrícia Modesto".

Já no dia 12 de setembro (sábado), o Concurso de Desenho e Pintura ao ar livre – "Pintar Salvaterra" irá decorrer pelas ruas do concelho durante a manhã. Às 15h, tem lugar no Edifício do Cais da Vala a entrega dos prémios da "V Edição do Prémio Infante D. Luís às Artes". A Biblioteca Municipal recebe ainda o lançamento da Revista Magos (número temático dedicado ao centenário da Praça de Toiros de Salvaterra de Magos: 1920 – 2020), e pelas 17h a Praça da República acolhe a apresentação e distribuição gratuita, pelas crianças presentes, do livro infantil: “Uma Aventura Voadora” das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

No mesmo dia, irá também decorrer uma noite de fados no Largo da República em Marinhais, com António Vasco Morais, Diana Vilarinho e Mel, acompanhados à viola por Bernardo Romão e à guitarra portuguesa por Bernardo Saldanha, com a presença do saxofonista Ricardo Viegas. Haverá ainda uma homenagem ao fadista de Salvaterra Florentino Viana.

No último dia, 13 de setembro, a Casa do Povo de Muge é palco do lançamento do "O Livro do Tombo das Escrituras e Privilégios da Vila de Muge" de Gonçalo Lopes, assim como o lançamento da 7.ª edição da Revista Magos. Às 17h tem lugar a homenagem e exposição "Sociedade Filarmónica de Muge: 1902 – 2020", seguindo-se um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica de Muge.

Fotografia de omirante.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.