25 Maio 2022      10:40

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Saberes e Sabores Tradicionais de Almodôvar vão ser qualificados

António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar

A Câmara Municipal de Almodôvar acaba de lançar um projeto para a qualificação dos produtos locais para os desafios do presente e do futuro, em parceria com o NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral.

De acordo com o município, citado pelo jornal Sul Informação, o projeto “Saberes e Sabores Tradicionais” irá trabalhar com as PME da região em volta de um conjunto de produtos de base local “selecionados pelas suas particularidades produtivas” e pela sua “ainda fraca colocação no mercado”, como água-mel, aguardente de medronho, medronho (fruto), queijo de cabra (fresco e curado), bolo chibo e Costas.

O projeto, financiado pelo programa Alentejo 2020, visa a “promoção da competitividade dos produtos de base local, através da sua qualificação, com vista a assegurar as suas especificidades e autenticidade, potenciar a sua visibilidade e posicionamento na cadeia de valor e nos mercados e a melhoria da competitividade das PME da região”, revela a autarquia.

Em comunicado, António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, afirma que “a produção de produtos regionais resulta, muitas vezes, da transmissão de saberes antigos, de pais para filhos, num determinado contexto cultural e regional. No entanto, são produtos muito procurados e apreciados no país e até por turistas e que, devidamente qualificados, podem ter um aumento da sua visibilidade e poderão conseguir uma maior capacitação das micro, pequenas e médias empresas que atualmente os produzem”.

O arranque da iniciativa é marcado por três sessões de apresentação e degustação de produtos. A primeira terá lugar em Almodôvar, a 25 de maio; a segunda em Beja, a 30 de maio; e a terceira em Évora, a 3 de junho, com a participação de PMEs da região.

Segundo o município, o projeto engloba também um mapeamento das empresas, a elaboração de referenciais de produção e comercialização dos produtos de base local selecionados, a edição de um guião que servirá de base à definição de eventuais soluções e estratégias para o seu futuro posicionamento nos mercados, e a identificação de áreas com potencial para a inovação.

 

Fotografia de jornalismodocumental.pt