12 Junho 2017      15:02

Está aqui

S. TEOTÓNIO "NÃ DROME" ENQUANTO DURA FESTIVAL DOS MASTROS EM ODEMIRA

O evento só acontece de dois em dois anos e envolve praticamente toda a população de um freguesia de Odemira, no Alentejo Litoral, São Teotónio. O tempo convida à vida na rua e esta é a altura por excelência dos arraiais.

Em S. Teotónio a população está a fazer milhares de flores de papel há 4 meses e que embelezam agora as ruas e largos daquela freguesia que tem espalhados 9 mastros, onde decorrem os ditos arraiais, com bailes, concertos e marchas populares.

É um mês de festas onde em cada noite há um baile num bairro diferente. No centro da festa há sempre um “mastro”, decorado com ramas de medronheiro, flores verdadeiras e de papel, numa evocação dos tempos antigos em que se faziam promessas pelo sucesso de uma colheita, cura de uma doença ou outro qualquer sucesso. Como forma de agradecimento, a família, a vizinhança, erigia um mastro e convidava o povo a dançar, cantar e celebrar em seu redor.

O Festival dos Mastros é assim uma celebração popular que enaltece a cultura de uma região singular e de uma terra muito especial que de dois em dois anos faz jus ao dito popular que nos recorda que “S. Teotónio nã drome”.

O Festival dos Mastros começa sábado, 17 de junho e decorre até 1 de julho começando no Mastro da Creche Os Calculinhos (dia 14), o Mastro da Rua Alexandre Herculano (16), o Mastro do Quintalão (17), o Mastro do Lar (21), o Mastro da Rua José Estêvão e Largo da Palmeira (23), o Mastro da Rua 25 de Abril (24), o Mastro do Coração da Vila (28), o Mastro da Rua da Fonte (30) e o Mastro do Encalhe (a 1 de julho).

Imagem de capa de bokeh.blogs.sapo.pt