21 Julho 2019      11:14

Está aqui

As ruínas de Troia misturam História, vinho, misticismo e muito mais

Nos meses de julho e agosto, as Ruínas Romanas de Troia ganham uma nova alma e revestem-se para dar a conhecer a História e a cultura e que convida os visitantes a viajar no tempo até às ruínas do maior centro de produção de salgas de peixe do Império Romano.

Estas ruínas romanas de Troia, monumento nacional, situam-se numa área inserida na rede Natura 2000 e que seria a presumível Ilha de Ácala. Num cenário de beleza natural ímpar, nas visitas pelas ruínas da “Pompeia de Setúbal” - nas palavras do ilustre escritor dinamarquês Hans Christian Andersen – pode visitar casas, fábricas, termas, mausoléu e necrópole, que identificam a cidadania romana. Todos os anos são descobertos vestígios, que podem vistos nas exposições arqueológicas, visitas guiadas e eventos temáticos que periodicamente são promovidos.

O verão 2019 não será diferente e apresenta uma agenda de eventos variada e que inclui sunsets com provas de vinhos e música, recriação em noite assombrada, observação de astros e visitas guiadas.

 

WINE & MUSIC SUNSETS | até 28 de agosto (todas as 4ª feiras) das 18h00 às 19h20

Os sunsets nas Ruínas Romanas de Troia, uma iniciativa que alia uma prova de vinhos e boa música cantada em português ao cenário improvável deste monumento histórico situado junto à Praia da Caldeira. Dia 24, a prova é com a Adega Venâncio da Costa Lima abrilhantada pelos ritmos do Trio de Guida Palma. Os sunsets de julho terminam com a voz fadista de Susana Almeida brindada com vinhos da Quinta Brejinho da Costa.

Em agosto o primeiro sunset do mês nas Ruínas Romanas , no dia 7, apresenta o trio Maria João Matos e para saborear os néctares da Adega Filipe Palhoça Vinhos. A 14 regressa o fado com Deolinda de Jesus e na prova brilham os vinhos da galardoada Casa Ermelinda Freitas, e a 21, o Trio Diana Cravo marca presença juntamente com a Adega da Herdade da Comporta. Cabe ao Trio São Silva e à Adega A Serenada fazerem as honras de encerramento dos sunsets vínicos a 28 de agosto.

 

NOITE DE ESTRELAS | 2, 3, 23 e 24 de agosto, às 21h30

São quatro as sessões de Noites de Estrelas que vão acontecer nas Ruínas Romanas de Troia, em agosto, às 21h30, nos dias 2, 3, 23 e 24, com o acompanhamento de um astrónomo da Sky4all e da equipa de arqueologia de TROIA.

Nestas noites, em que a arqueologia se cruza com a astronomia, contam-se histórias sobre os mitos e lendas associados ao nome das constelações e planetas observáveis no céu.

Há 2000 anos, romanos e gregos acreditavam que as histórias dos seus deuses e heróis estavam escritas nas estrelas. As constelações eram imagens de histórias míticas, como a história da donzela que foi castigada por se ter enamorado de Zeus e transformada na Ursa Maior, ou a história de Zeus que se transformou em cisne para enganar a ninfa Némesis.

 

VISITAS GUIADAS – Todas as 4ª feiras e sábado de julho e agosto às 10h30

Nas visitas guiadas, a equipa de arqueologia de TROIA convida os visitantes a descobrir os tanques onde era salgado o peixe e se faziam os emblemáticos molhos de peixe, o guarum, vendidos por todo o Império Romano.

Outrora Troia terá sido maior centro de produção de salgas de peixe do Império Romano. As escavações arqueológicas realizadas colocam a descoberto mais de 2000 anos de história que nestas visitas é reavivada pelas estórias contadas por quem diariamente mete mãos à obra e se aventura a investigar um pouco mais sobre as origens deste território.

No passado dia 19, aconteceu a iniciativa Noite Assombrada, uma recriação das mais assustadoras histórias que, conta lenda, se terão passado nesta Troia Romana, há centenas de anos.

 

As inscrições têm um custo e podem ser feitas através do email arqueologia@troiaresort.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.