25 Dezembro 2018      09:20

Está aqui

"Roncas do Castelo" em Elvas, uma exposição do mais peculiar dos instrumentos

Capela e Silva define a ronca como uma vasilha de barro, à qual se ata na boca uma pele de coelho ou de borrego, tendo presa ao centro uma cana muito delgada. É friccionando a cana com a mão humedecida que se tira da ronca um som cavo, ou ronco arrastado, com o qual se acompanha na quadra de Natal os cantes ao Menino. Este instrumento musical foi muito provavelmente introduzido na Península Ibérica a partir do séc. VIII, com a chegada de diversas tribos berberes do norte de África, de onde será original.

Esta discrição daquele peculiar instrumento pode ler-se na página do grupo Roncas de Elvas, que faz por manter viva a tradição do uso das Roncas nas cantigas tradicionais de natal naquela cidade raiana. E são as Roncas que estão em destaque uma exposição especial  na Casa da Cultura, em Elvas, em "Roncas do Castelo".

Sendo a ronca de Elvas uma tradição natalícia secular, esta exposição - organizada pela Câmara Municipal de Elvas – é uma mostra de Luís Pedras e que apresenta diversos modelos de roncas. Estará patente ao público até 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 10 às 17 horas e aos sábados das 10 às 13 horas.

 

Imagem de capa de Roncas Elvas

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão