30 Setembro 2017      13:21

Está aqui

ROMARIA A VIANA DEU FILME

A tradicional e ancestral Romaria anual entre Moita e Viana do Alentejo deu origem a filme.

O documentário “Romeiros”, da autoria do jornalista da SIC, Luís Godinho, já estreou no Cineteatro Vianense, em Viana do Alentejo, e será também exibido na Moita, entre outros locais.

Com 52 minutos de duração, o jornalista relata como acompanhou o grupo de centenas de romeiros primavera de 2017, na Romaria a Cavalo entre a Igreja Matriz da Moita e o Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo, ao longo dos mais de 150 quilómetros da “canada real”, a estrada de terra batida por onde se faz a romaria que pede proteção para sementeiras e gado.

Juntando fé e convívio, o documentário expõe a romaria “como espaço de oração e de recolhimento, mas também de encontro de famílias e de reencontro de amigos”.

Este documentário insere-se num projeto maior em que o jornalista pretende documentar as grandes manifestações religiosas do Sul da Península Ibérica, envolvendo Alentejo, Algarve e a Extremadura e a Andaluzia espanholas.

A direção de fotografia ficou a cargo de Rui Fernandes, e conta com a produção executiva de Luís de Matos e produção de Ana Luísa Delgado; João Caço foi o responsável pela sonoplastia num documentário que surge com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e da Associação Equestre de Viana do Alentejo.

 

Fotografia de Filipe Bacala