19 Fevereiro 2018      11:27

Está aqui

Rescaldo Laranja

Este fim-de-semana decorreu o 37º congresso do PSD, que consagrou Rui Rio como Presidente do Partido e procedeu à eleição de órgãos nacionais.

Contrariamente ao que a comunicação social tem feito crer, Rui Rio alcançou uma importante vitória neste congresso. A vitória de se manter fiel ao que disse e prometeu na campanha para a liderança do Partido, a de tentar fazer com que o Partido não seja um grupo de amigos de alguém.

Olhando para as listas apresentadas e ontem eleitas, podemos observar que Rio foi buscar pessoas dos vários quadrantes do PSD. Dele, de Santana Lopes e de outras facções. Pessoas que publicamente mostraram ser contra algumas ideias do actual Presidente mas que pretendem ainda assim fazer crescer o Partido.

Obviamente que aqueles militantes que esperavam lugares apenas por serem amigos ou conhecidos do actual Presidente não gostaram dessa opção e isso pode ter-se feito reflectir nas votações.

Num congresso em que se pretendia apelar à união talvez fosse importante conseguir um consenso superior ao alcançado. Seria forma de dar força aos órgãos eleitos.

No entanto, e embora não seja a cor que defenda pessoalmente, faço aqui o elogio público à coragem que Rio teve em contra o comodismo que seria escolher pessoas do seu grupo mais próximo, escolher pessoas que, embora não concordando sempre com ele, poderão trazer algo ao Partido na defesa do programa apresentado em Congresso.

No congresso em si, não obstante esta coragem, foi efectivamente preocupante ver pessoas a defender o voto contra o orçamento de estado para 2019, um documento que nem sequer estará ainda feito.

Faz lembrar um pouco uma determinada moção de censura apresentada e que tinha apenas uma frase…..

Do que pude observar estas vozes não estão nos órgãos ontem eleitos mas não deixa de ser preocupante ver que esta tendência de votar contra só porque eles estão no Governo e nós não, ainda continua a fazer-se ouvir no PSD.

Um novo ciclo parece iniciar-se agora no PSD.

Esperemos que estes velhos hábitos fiquem para trás.

Imagem de capa de psd.pt

 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.