1 Julho 2019      10:51

Está aqui

Reguengos de Monsaraz acolhe Conferência Mundial de Enoturismo

Em 2020, Reguengos de Monsaraz, irá acolher a quinta edição da Conferência Mundial de Enoturismo. Nesta edição, que decorre no Alentejo, está já prevista a apresentação da primeira Carta Mundial de Enoturismo.

Este anúncio foi feito em Torres Vedras, onde decorreu o 10.º Congresso Internacional de Enoturismo e o terceiro da Europa.

José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) anunciou ainda que, já a partir de novembro, Portugal terá disponível um sítio na internet com toda a oferta de enoturismo existente no país. Este projeto, o “Enoturismo.pt” está a ser desenvolvido pela AMPV e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e quer promover o vinho e gastronomia nacional e ajudar a trazer mais riqueza para os territórios.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, refere que "é uma honra para Reguengos de Monsaraz, território que assume centralidade no panorama vitivinícola português, ter a confiança do Governo de Portugal e da Organização Mundial de Turismo para assumir a liderança da organização da quinta edição da Conferência Mundial de Enoturismo, a realizar no outono de 2020". O autarca sublinha que "este evento de dimensão mundial representará o culminar de uma fase de ouro da promoção do território de Reguengos de Monsaraz no Mundo, a qual se iniciou com a proclamação pela RECEVIN - Rede Europeia de Cidades do Vinho do nosso território como Cidade Europeia do Vinho 2015. Cinco anos depois assumiremos a organização do maior evento que se realiza no Mundo sobre Enoturismo".

O concelho de Reguengos de Monsaraz tem atualmente cerca de quatro mil hectares de vinhas e integra 10 produtores de vinho, nomeadamente a CARMIM, Esporão, Casa de Sabicos, Ervideira, Monte dos Perdigões, Adega José de Sousa, Luis Duarte Vinhos, Adega do Calisto, Monte das Serras e São Lourenço do Barrocal, que em conjunto produzem anualmente mais de 25 milhões de litros de vinho. Os enoturismos do Esporão e da Ervideira recebem cerca de 50 mil visitantes por ano.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão