As Festas de Santo António, em Reguengos de Monsaraz, começam já na próxima quinta-feira (12) e prolongam-se até domingo (15), revela o município, em comunicado.
O programa musical destas festividades em honra do padroeiro da cidade inclui concertos de Nininho Vaz Maia, Quim Barreiros, Bispo e da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense com Tiago Bettencourt.
Há também desfile e atuação das tradicionais marchas populares.
A abertura oficial das festas está marcada para as 17:30 da próxima quinta-feira (12), nos Paços do Concelho. Às 18:00, é inaugurada a exposição de pintura “Retrospetiva”, de Victor Cameirão, que poderá ser visitada até 06 de julho, no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. A exposição é composta por 31 obras dedicadas a temas religiosos, como a “Sagrada Família”, a “Ceia de Emaús” e o “Sermão da Montanha”, mas também pinturas da vila medieval de Monsaraz, nas quais são retratados trabalhos no campo, como a sementeira do trigo, a ceifa, a apanha da azeitona, a debulha do trigo, a tosquia das ovelhas, os pastores e os guardadores de porcos.
Os jardins da biblioteca recebem o Espaço Santo Antoninho, que vai estar aberto todos os dias, das 17:30 às 19:30, com um insuflável, cama elástica e pinturas faciais para os mais novos e ainda espetáculos integrados na programação da Bienal Internacional de Marionetas de Évora. Este espaço recebe, na quinta-feira (12), a partir das 18:30, as peças do reportório tradicional português “A Tourada” e “O Barbeiro”, apresentadas pelo coletivo VUMTEATRO, da Ilha Terceira, nos Açores.
Pelas 21:00, começa o desfile das marchas populares de Santo António pelo centro da cidade, sendo depois feita uma atuação na Praça de Santo António. As marchas vão ser tocadas pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Este ano, o programa inclui as marchas infantis “Ser Criança”, da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, e “Salada de Fruta”, da Associação Palco de Sonhos”, e ainda as marchas de adultos “A Olaria”, da Universidade Popular Túlio Espanca, “Jogo de Cartas”, da Associação Palco de Sonhos, e “Marcha da Freguesia”, da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.
Pelas 23:00, o palco principal recebe um espetáculo de Nininho Vaz Maia, artista que se destacou “com o seu estilo musical, que mistura flamenco, pop e música urbana", e que promete interpretar neste concerto sucessos como “E Agora”, “Gosto de Ti”, “Tranquilo”, “Não vou”, “Despertar”, “Soy Gitano”, “Teus Beijos”, “Verdade” e “Quiero Bailar”.
Às 00:00, há espetáculo de fogo de artifício, começando um quarto de hora depois o baile popular de Santo António, com o grupo Sons e Tons, no Largo Almeida Garrett. A partir das 00:30, o palco é do DJ Overule, “que cruza variados estilos musicais”, como eletrónica, hip hop, rhythm and blues, reggae/dancehall, trap/twerk, dubstep e drum and bass.
O programa de sexta-feira (13), data em que se assinala o dia de Santo António, começa pelas 10:00, com a cerimónia do içar das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a interpretação dos hinos do município, de Portugal e da União Europeia pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Pelas 10:15, é apresentado o livro “A Cor do Fascínio”, de Manuel Sérgio, apresentação que decorre na Praça da Liberdade.
Ao mesmo local, chegam, a partir das 10:30, as imagens dos padroeiros das paróquias da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz. Trinta minutos depois, começa a celebração da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho. Pelas 18:00, no Espaço Santo Antoninho, a companhia de teatro El Chonchón, formada na década de 1970 no Chile, apresenta o espetáculo “Los Cómicos del Novecientos”, que presta homenagem aos comediantes do cinema mudo, com Charlie Chaplin e Harold Lloyd “personificados por marionetas de luva nas diferentes pantominas”.
A partir das 21:00, as marchas populares voltam a desfilar pelas ruas da cidade, decorrendo a atuação na Praça de Santo António. Pelas 22:30, o grupo Baila Maria sobe ao palco principal, seguindo-se, uma hora depois, um espetáculo com Quim Barreiros, que iniciou a sua carreira na década de 1970 e é “um dos artistas mais icónicos da música popular portuguesa e interpreta canções satíricas e brejeiras que conquistaram gerações”, sendo “presença habitual nas festas tradicionais e académicas”. A partir das 00:30, há música com a dupla de DJ’s Kiss Kiss Bang Bang, que apresenta “um set com música eletrónica, rock, funk e pop, com muita energia e interação com o público durante toda a atuação”.
O sábado (14) arranca com o desfile das fanfarras dos bombeiros voluntários de Reguengos de Monsaraz, de Arraiolos, de Viana do Alentejo e de Mora, que começa pelas 11:45. Para as 16:45, está marcada uma homenagem ao ganadeiro Luís Rocha (1931-2024), num cortejo taurino que vai da Praça da Liberdade até à Praça de Toiros José Mestre Batista, que recebe, a partir das 18:30, uma corrida de toiros, com Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas e António Telles Filho e os forcados de Monsaraz, São Manços e Arronches, que vão pegar toiros da Ganadaria Eng.º Luís Rocha.
O Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal recebe, a partir das 17:30, a apresentação do livro “Da Voz Lírica do Alentejo: Contributo para o Estudo da Literatura Oral e Tradicional do Concelho de Reguengos de Monsaraz”, por Lina Santos Mendonça, investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa. No Espaço Santo Antoninho, o grupo brasileiro Anima Sonho apresenta, às 18:00, o espetáculo “Bonecrônicas”, com marionetas de luva e de manipulação direta.
Do programa para o fim de semana faz também parte o RegWine, aberto ao público entre as 19:00 e as 22:30, no Parque da Cidade. Esta feira de vinho conta com provas gratuitas para quem adquirir o copo da iniciativa, atuações do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, do Grupo Académico Seistetos e da Tuna Académica da Universidade de Évora, no sábado (14), e uma harmonização de vinhos com queijos e enchidos regionais, no domingo (15).
Às 20:00, começa a atuação do Grupo de Danças Urbanas da Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense, na Praça da Liberdade. Já pelas 21:00, o duo Sikus Ensamble interpreta músicas populares do Peru, no palco do Largo Almeida Garrett. A partir das 23:00, a Banda da Sociedade Filarmónica Reguenguense toca com Tiago Bettencourt no palco principal.
Depois da pausa dos Toranja, Tiago Bettencourt dedicou-se a uma carreira a solo, “marcada por uma musicalidade mais madura e introspetiva”, com êxitos como “Aquilo que eu não fiz”, “Se me deixasses ser”, “Maria” e “Morena”, temas que em Reguengos de Monsaraz vão ser interpretados com a Banda Filarmónica. A partir das 00:00, Pedro Cazanova “anima a pista de dança”, com um set que inclui várias sonoridades da música house.
O último dia das festas, domingo (15), começa pelas 09:00 com o 2.º Grande Prémio de Santo António, que conta com a organização da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz e que inclui uma caminhada solidária de cinco quilómetros, revertendo o valor das inscrições para os Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz. Trinta minutos depois, inicia-se uma corrida com um percurso de 9,5 quilómetros. Às 18:00, o Espaço Santo Antoninho recebe o espetáculo de marionetas “Aventuras do Coelhinho”, apresentado pela Maurioneta – Companhia de Teatro de Formas Animadas.
Pelas 19:30, a Praça da Liberdade é palco de uma atuação do grupo de sevilhanas Chicas del Rio. Depois, pelas 21:00, o palco do Largo Almeida Garrett recebe o grupo de sevilhanas Corazón Flamenco. O palco principal recebe, a partir das 22:00, os En’Canta Modas. Depois deste espetáculo, há, pelas 23:00, música com o rapper da linha de Sintra, Bispo, “um dos artistas mais relevantes do hip hop nacional”, que recebeu o prémio de Melhor Artista Português nos MTV Europe Music Awards, em 2023.
Ao longo do concerto, Bispo vai interpretar vários dos seus sucessos, como “Lembrei-me”, “Bênção”, “Brutos Diamantes”, “Planeta”, “Essa Saia” e “Monarquia”. As Festas de Santo António encerram com o DJ Fifty, “que se destaca na arte do turntablism” e que “vai apresentar um set enérgico com músicas de hip hop, trap, reggaeton e afrobeat”. A atuação começa às 00:00.
As Festas de Santo António têm entrada gratuita, havendo ainda bares e tasquinhas ao longo dos dias das festividades.
Fotografia de cm-reguengos-monsaraz.pt