3 Março 2022      09:10

Está aqui

Reguengos de Monsaraz cria missão “Juntos pela Ucrânia”

O município de Reguengos de Monsaraz anunciou a criação da equipa de missão “Juntos pela Ucrânia”, que já começou a funcionar em articulação com o Ministério da Administração Interna, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Alto Comissariado para as Migrações e a Embaixada da Ucrânia.

A informação é avançada pela autarquia em comunicado, que justifica a criação da iniciativa: “para responder à crise humanitária causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a autarquia constituiu a equipa para prestar apoio aos refugiados em três eixos de ação”.

De acordo com a mesma fonte, “o primeiro eixo centra-se no apoio ao acolhimento de emergência para os refugiados e pretende, através da Bolsa de Emprego, rececionar e proceder ao levantamento junto das empresas do concelho, de empregadores interessados em receber ou criar postos de trabalho que permitam aos refugiados a sua integração no mercado de trabalho e na vida ativa local”.

O município refere ainda que a  Bolsa de Habitação “poderá receber as ofertas de habitação de proprietários do concelho, que estejam livres e pretendam solidariamente acomodar as famílias de refugiados”. Já através da Bolsa de Acolhimento “vai proceder-se ao levantamento de ofertas de agregados familiares que pretendam receber famílias de refugiados nas suas próprias habitações e com a Bolsa de Apoio Jurídico será criada uma rede de voluntários, na área da advocacia, que queiram dar todo o apoio jurídico aos refugiados que sejam acolhidos no concelho”.

O segundo eixo dedica-se ao apoio psicossocial, na medida em que a autarquia irá disponibilizar apoio psicológico e “acompanhar e ajudar as famílias vindas do contexto de guerra na adaptação a um novo país”. A câmara adianta ainda que será igualmente prestado apoio “no contato com familiares na Ucrânia e posteriormente no acolhimento do membro do agregado ausente, caso pretendam continuar a residir no concelho”.

Além disso, a autarquia vai “efetuar o levantamento e identificação de famílias já residentes e promover a realização de Cursos de Português”.

Por último, o terceiro eixo desta ação baseia-se no Apoio Logístico, “e terá equipas que providenciarão o apoio na recolha de bens, em articulação com a família ucraniana que iniciou o processo de recolha, assim como no transporte desses bens”. “Este eixo integra também a preparação das habitações que estejam disponíveis através das bolsas de habitação e acolhimento ou das habitações disponibilizadas pelo município e o fornecimento da alimentação para os refugiados”, refere ainda o município.

A equipa de missão “Juntos pela Ucrânia” poderá ser contactada para qualquer assunto relacionado com estes três eixos de atuação ou outros esclarecimentos através do telefone 969628851 e por e-mail: juntosucrania@cm-reguengos-monsaraz.pt.

 

Fotografia de extra.globo.com