O município de Redondo tem um novo Plano Diretor Municipal (PDM), instrumento de gestão territorial que abrange todo o concelho.
Em comunicado, a Câmara Municipal adianta que a elaboração da “Visão Estratégica para o Concelho de Redondo” identificou cinco eixos estratégicos, nomeadamente fortalecer e diversificar a base económica do concelho; valorização e salvaguarda do património; ordenar o território e qualificar o espaço urbano; promover o desenvolvimento e a inclusão social; e desenvolver um concelho mais sustentável.
O processo de revisão teve início a 23 de maio de 2018, “tendo sido um processo longo de muita interação com as diversas entidades que constituíram a Comissão Consultiva e de diálogo sempre aberto entre os munícipes”, revela a autarquia.
O processo terminou com a aprovação pela Assembleia Municipal de Redondo, a 29 de abril de 2024 e com a publicação do Plano no Diário da República.
Recorde-se que o PDM é um Instrumento Estratégico de Ordenamento do Território que “define a Classificação e Qualificação do solo, estabelecendo os regimes de uso e ocupação do solo”.
Este instrumento “define o quadro estratégico de desenvolvimento do município de Redondo acolhendo as orientações dos instrumentos de Gestão do Território (IGT) de caracter regional e nacional”, tratando-se do “Instrumento Municipal que vincula as entidades públicas e os particulares”, acrescenta a mesma fonte.
Fotografia de visitevora.net