31 Outubro 2016      11:22

Está aqui

REABILITAR PARA ARRENDAR

Em Lisboa foi esta semana anunciada a implementação do projecto “reabilitar para arrendar”. Tal como o nome indica, este projecto consiste na reabilitação de habitações antigas, localizadas em zonas históricas da cidade, por forma a que possam ser colocadas no mercado de arrendamento a preços acessíveis.

Esta medida destina-se a trazer mais pessoas para o centro da cidade, não apenas com o intuito turístico mas sim com a vista na habitação em permanência.

Por ora, encontra-se a ser reabilitado um quarteirão na Baixa de Lisboa, uma das zonas da cidade em que o arrendamento está a preços mais elevados indo ser disponibilizados cerca de 23 imóveis com rendas mais baixas que as actualmente ali praticadas.

Olhando para o projecto e para as várias cidades do País, principalmente no Interior, esta será uma medida certamente a implementar com vista à fixação de população jovem nas zonas históricas das cidades.

Juntamente com incentivos à natalidade, será sem dúvida uma outra perspectiva para jovens que pretendem iniciar as suas vidas longe dos grandes centros urbanos mas que, até à data, viram apenas portas a ser-lhes constantemente fechadas.

Será também uma forma de impedir a degradação a que se assiste em determinados centros históricos, com habitações abandonadas, sem que ninguém lhes queira pegar.

Pertence aos órgãos locais incentivar e investir neste tipo de imóveis, trazendo assim mais vida às zonas históricas das cidades.

O interior tem muito para dar.

Não podemos é estar constantemente a empurrar a responsabilidade com a barriga à espera que alguém tome o primeiro passo,

Este é um pequeno exemplo do que pode ser feito.

Será que alguém vai ter coragem de fazê-lo?