27 Agosto 2021      12:37

Está aqui

Quer experimentar a vindima? No Alentejo não faltam opções

Vindimar, fazer nascer o vinho, são hábitos ancestrais pelas terras alentejanas e que despertam nos apreciadores vontade de o fazer com as próprias mãos. Se assim é, no Alentejo não faltam opções.

São dezenas os enoturismos alentejanos com programas dedicados à arte de fazer vinho, com visitas às adegas, pisa a pé, piqueniques, almoços regionais, provas etc.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal e tem uma área de vinha de 22,9 mil de hectares.

Por cá, já decorrem as vindimas há umas semanas e tem agora  oportunidade de ver o mundo por detrás de um copo de um bom alentejano, tendo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) reunido os programas de vindimas disponíveis para todos os gostos e que se estendem por toda a região.  

 

1. Rota dos Vinhos do Alentejo  

O renovado espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, sob a égide da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) é, inevitavelmente, a primeira indicação quando se visita o Alentejo, uma vez que aí é possível, não só fazer uma prova de seis vinhos distintos da região, como desenhar o roteiro que se pretende fazer de seguida.  

Morada: Rua Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora

 

2. Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito

Na Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, há que aproveitar a época para conhecer bem os vinhos e petiscos da região, numa experiência que começa com uma visita às vinhas e vindima. Mais tarde, e antes da visita à adega, há tempo para se deliciar com petiscos regionais e, de seguida, a possibilidade de explorar o processo de vinificação.  

Para finalizar a experiência, está planeado um almoço na Casa das Talhas, acompanhado, naturalmente, de uma prova de vinhos.  

Morada: Bairro Industrial 7960-305 Vidigueira

 

3. Adega José de Sousa

As atividades na adega de Reguengos de Monsaraz arrancaram em agosto e vão estender-se até 12 de setembro, com a possibilidade de escolher entre um programa com ou sem almoço incluído.  

A visita à Adega Nova e à Adega dos Potes e a prova de três vinhos acompanhados de produtos regionais fazem parte do programa sem almoço. No caso de optar pela refeição incluída pode contar com gaspacho, empadas de galinha, queijos e outras iguarias regionais, bem acompanhadas por vinhos José de Sousa.  

Morada: Rua de Mourão 1, 7200-291 Reguengos de Monsaraz

 

4. Casa Relvas

Se procura um programa de vindimas com a tradição na sua essência, a Casa Relvas tem a solução.

A mítica casa de Évora convida a um passeio na vinha, explora a identificação de castas e análise sensorial de bagos, grainhas e engaços e permite experimentar a vindima manual. Depois, é ainda possível sentir as uvas numa pisa a pé e provar os mostos e os vinhos da Casa Relvas. A tudo isto, junta-se, ainda, a possibilidade de se deixar ficar mais um pouco e almoçar.   

Morada: Herdade da Pimenta, S. Miguel de Machede, 7005-752 Évora

 

5. Ervideira  

 

Para todos os que sempre desejaram participar na criação de um vinho, colaborando em todo o processo, da uva à garrafa, este é o programa de eleição.  

Na Ervideira, para além da visita à adega e prova dos vinhos em fermentação, os participantes neste programa, vão participar na elaboração do vinho “100 Pés”, cujas uvas são totalmente pisadas pelos visitantes.  

Mais tarde, e dependendo da escolha de cada um, há a possibilidade de desfrutar de um piquenique à sombra dos plátanos da Ervideira ou no Ervideira Wine Terrace, na vila de Monsaraz.

Morada: Herdadinha - Vendinha 7200-042 Reguengos de Monsaraz - Portugal

 

6. Fitapreta  

Já a partir de dia 01 de setembro, a Fitapreta, do enólogo António Maçanita, convida todos os interessados a mergulharem na essência das vindimas na região, com um programa único que vai fazer as delícias de quem por aí passe.  

Morada: Paço do Morgado de Oliveira, EM527 Km10, Nossa Senhora da Graça do Divor, 7000-016 Évora

 

7. Herdade do Rocim

Na Herdade do Rocim, em Cuba, não faltam opções para desfrutar do período das vindimas.  

Do pequeno-almoço, ao almoço regional no Wine Bar da Adega, passando pela possibilidade de experimentar a divertida a pisa a pé no lagar de pedra, cabe a cada um escolher o seu programa preferido para mergulhar nos sabores típicos alentejanos.   

Morada: Estrada Nacional 387 Apartado 64, 7940-909 Cuba

 

8. João Portugal Ramos

Para viver as vindimas de Estremoz, a sugestão é começar com uma visita ao miradouro da cidade, com direito a vindimar e experimentar a pisa a pé das uvas em lagares de mármore, seguindo-se uma visita à Adega e Caves.  

Para finalizar este programa de 04h30, os participantes poderão, ainda, deliciar-se com um recheado almoço de vindima.  

Morada: Vila Santa, Estrada Nacional 4, 7100-149 Estremoz

 

9. Quinta do Quetzal

Com aquele que foi considerado o Melhor Restaurante do Alentejo 2018, na Quinta do Quetzal, as provas de vinhos são acompanhadas por petiscos alentejanos aí confecionados, depois de uma imperdível visita à adega. Morada: Estradas das Sesmarias, 7960 Vidigueira Portugal

 

10. Santa Vitória

Em duas horas bem recheadas, o produtor de Beja, promete não desiludir e dar a conhecer, através de saberes e sabores, os vinhos Santa Vitória.  

A alvorada é pelas 11h00, momento em que são entregues os kits vindima e rapidamente se avança para um passeio pelas vinhas com direito a explicação e apanha da uva. Mais tarde, os participantes podem contar com uma visita à adega, dirigida pela enóloga Patrícia Peixoto.  

Antes de terminar a manhã, está, ainda, planeada uma visita à cave das barricas e uma prova de vinhos Santa Vitória, acompanhada de petiscos regionais.  

Morada: Sociedade Agro-Industrial, SA Herdade da Malhada 7800 - 730 Santa Vitória

 

11. Torre de Palma

Com um programa de duas noites, o produtor de Monforte, Torre de Palma, garante uma experiência completa da vinha ao vinho.  

O programa arranca, no primeiro dia, com um jantar especial no restaurante Palma. Já para o segundo dia os visitantes podem contar com um pequeno-almoço com produtos regionais selecionados, seguido de uma introdução às vindimas em Torre de Palma e entrega de um kit para a ocasião, uma visita às vinhas para conhecer as castas e fazer a colheita manual da uva. Posteriormente, há que passar na adega para provar os mostos ou vinhos produzidos pela casa.

Para encerrar as festividades, os participantes podem contar com a oferta de uma garrafa de vinho Torre de Palma Tinto BASILII como lembrança das vindimas.  

Morada: Herdade de Torre de Palma, 7450-250 Vaiamonte  

 

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

 

Também o hotel Vila Galé Clube de Campo, localizado numa herdade perto de Beja onde são produzidos os vinhos Santa Vitória, convida os seus hóspedes a participar no seu programa de vindimas até dia 13 de setembro.

O programa contempla um passeio pelas vinhas, orientado pela enóloga para aprender a escolher e apanhar os cachos, seguindo-se uma visita guiada à adega da Santa Vitória com explicações técnicas sobre todo o processo de vinificação e engarrafamento e ainda passagem pela cave das barricas. A visita acaba com uma prova de vinhos da marca Santa Vitória acompanhada de petiscos regionais.

 

Em Campo Maior, aA dega Mayor tem também programas de enoturismo, apresentando duas novas experiências vínicas: ser enólogo por um dia e descobrir vinhos e azeite numa mesma prova.

A atividade “Enólogo por um dia” oferece a possibilidade do visitante criar o seu próprio blend de vinho com um rótulo personalizado, enquanto a “Prova comentada de vinhos e azeites” permite ao visitante provar os produtos da adega. Adicionalmente, há ainda novas atividades didáticas e divertidas a pensar nos mais pequenos.

Neste retomar de experiências, reabrem também as portas da Loja da Adega, com visitas sob marcação prévia, com um número limitado de participantes e com a validação do selo “Clean and Safe”.

A “Prova de vinhos e azeites” tem a duração de 1h30 e inclui prova comentada de três vinhos e três azeites produzidos sob a marca Adega Mayor: Azeite Virgem Extra, Azeite Virgem Extra Picual, e ainda Azeite Virgem extra Flor-de-sal e louro.

A ação “Enólogo por um dia” tem a duração de 2h30. Após a visita à adega e explicação de todo o processo produtivo, o visitante é convidado a retirar três amostras de barrica que serão vinhos monovarietais anteriormente definidos. Posteriormente, já na sala de provas e sob orientação do guia, deverá construir o seu próprio lote, tentando equilibrar o vinho quanto a nariz (dimensão aromática), boca (peso/estrutura), tanino e acidez. No final, terá a hipótese de levar consigo o lote que criou com um rótulo personalizado.

As visitas também se poderão fazer com provas de diferentes vinhos e acompanhadas de petiscos alentejanos.

Inaugurada em 2007, a Adega Mayor é o projeto vitivinícola do Grupo Nabeiro, onde a arte do vinho se cruza com a arquitetura de Siza Vieira. O produtor conta com vinhas na Herdade das Argamassas e Herdade da Godinha, em Campo Maior, no Alentejo.