16 Novembro 2022      10:59

Está aqui

Queijo de Nisa ganha prata nos World Cheese Awards

O queijo de Nisa DOP (Denominação de Origem Protegida) conquistou a distinção de prata nos World Cheese Awards, que analisou e provou mais de quatro mil queijos provenientes de 40 países.

De acordo com o jornal Público, da lista dos melhores do mundo na competição, fazem agora parte dois queijos portugueses na categoria de “Super Ouro”: o requeijão da Queijaria Vale da Estrela, na Serra da Estrela, e o São Jorge DOP 7 Meses, do Continente Seleção.

Na categoria “Ouro”, ficou o queijo curado de ovelha amanteigado, da Malpiagro, marca com sede em Malpica do Tejo, fundada em 1981.

Entre as características avaliadas por 250 juízes internacionais através de prova cega, estão a a aparência da casca e da pasta, o aroma, o corpo e a textura do queijo, até ao sabor e à sensação na boca.

No total, foram 13 os queijos portugueses a atravessar todas as fases de seleção com sucesso num evento que decorreu no País de Gales.

Além do ouro, os produtores portugueses receberam cinco medalhas de prata e outras tantas de bronze. Entre eles, o queijo Santiago, cuja história começa em 1918, em Castelo Branco, arrecadou cinco distinções, enquanto os Três Igrejas e Três Igrejas de cura prolongada ganharam a prata, e o Queijo Três Igrejas Pimenta da Terra e Serramonte arrecadou duas de bronze.