8 Dezembro 2018      21:44

Está aqui

O que tem o feriado de hoje a ver com o Alentejo?

Hoje, dia 8 de dezembro, feriado, é assinalado Dia de Nossa Sra. da Conceição, rainha e padroeira de Portugal.

De base cristã, este feriado celebra Maria, - original hebraico Miriam, "Senhora da Luz"- filha de Santa Ana e de São Joaquim, e que, segundo algumas teorias históricas, descente de David, Rei de Israel.

Crê-se ter nascido em Jerusalém a 8 de setembro de 20 a.C e aos três anos foi oferecida pelos pais ao Templo de Jerusalém, onde esteve até aos doze anos. Mais tarde, Maria, casou com José, um carpinteiro, tendo sido mãe de Jesus Cristo, numa história que é bem conhecida de todos e que se traduz na importância gigantesca que a Virgem Maria, concebida sem pecado, tem para a Igreja Católica e que se justificou esta festa universal instituída, em 1476, pelo Papa Sisto IV.

E o que tem este dia a ver com o Alentejo? Muito.

Foi em a 25 de março de 1646, o rei D. João IV cumpriu a promessa feita a Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa – seis anos antes - de lhe entregar a coroa de Portugal caso conseguisse restaurar a independência de Portugal.

Fê-lo numa cerimónia solene, no santuário de Nossa Senhora da Conceição - situado dentro do Castelo de Vila Viçosa - e declarou-a Padroeira e Rainha de Portugal, tendo os reis portugueses deixado de usar coroa na cabeça desde então - pois a coroa pertence a Nossa Senhora da Conceição -  passando a coroa passou a ser colocada em cima de uma almofada ao lado do rei.

Em Vila Viçosa celebra-se o dia com grande efusividade, marcado com várias procissões que juntam sempre milhares de devotos, este ano, inclusive o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Imagem de realfamiliaportuguesa.blogspot.com

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.