5 Setembro 2016      07:52

Está aqui

QUE O ANO COMECE

Pela primeira vez, desde há alguns anos, a colocação de professores decorreu sem incidentes e sem inseguranças quanto ao futuro daqueles que concorreram.

Os prazos foram cumpridos e, com este cumprimento, os professores conseguirão preparar o seu ano lectivo com alguma antecedência e segurança, algo que lhes tinha sido roubado nos últimos anos.

É certo que ainda não está tudo completamente resolvido, nomeadamente quanto à distância entre as escolas em que os professores são colocados e a sua residência e do seu agregado familiar, mas o primeiro passo foi dado.

Este início de ano lectivo pauta-se igualmente pela diferença com a distribuição gratuita de manuais escolares a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, medida essa que constitui um grande auxílio para famílias com dificuldades económicas e famílias numerosas.

Algumas críticas têm surgido relativamente à necessidade de assinatura de termo de responsabilidade aquando da entrega dos manuais escolares por forma a que os mesmos possam ser devolvidos no final do ano lectivo em condições de serem utilizados por outros alunos no próximo ano lectivo.

Olhando para todo o esforço que tem sido feito para a reutilização de manuais escolares, a assinatura de termo de responsabilidade é o passo que se previa nesse sentido, por forma a que outras famílias possam usufruir do mesmo benefício que as que actualmente usufruem.

A pouco e pouco este Governo continua a fazer a diferença na defesa do Estado Social e daqueles que mais necessitam do seu apoio.

O trabalho ainda não está todo feito, ainda falta muito caminho mas, como referido anteriormente, o primeiro passo está dado, resta continuar o caminho no bom sentido.

Imagem de capa daqui.