A 33.ª edição Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, que se vai disputar de 1 a 3 de outubro nas pistas de Reguengos de Monsaraz, Redondo e Évora, vai apresentar o T3EV, um protótipo totalmente elétrico da classe SSV T3, desenvolvido para competir em campeonatos Offroad e ajudar na promoção de corridas mais sustentáveis.
De acordo com a Sport Informa, esta é a maior novidade da edição do certame. O T3EV fará a sua primeira demonstração pública no prólogo na Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, sendo permitido a alguns pilotos testarem este protótipo desenhado e desenvolvido pela ADESS em Portugal, e que abre portas ao mundo do futuro das corridas Offroad com carros elétricos.
O protótipo é alimentado por dois motores elétricos (um em cada eixo) que debitam 2x 200kW (total 535 bhp), tornando-o uma potente máquina de corrida. Com um peso de 1,180 kg, o T3EV acelera dos 0 -100 km/h em menos de 4.5 segundos. Com uma bateria de 54kWh utilizáveis, a autonomia é de cerca de 70 km, em modo de corrida, permitindo assim, fazer uma competição de etapas curtas com estações intermédias de carregamento.
Note-se ainda que as inscrições para a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal terminaram hoje, segunda-feira, mas a Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense conta já com uma centena e meia de pilotos inscritos para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno Road to Dakar 2021 da FMP e Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno/AM 48 da FPAK.
Além dos Campeonatos da FPAK e FMP, a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal vai também pontuar ainda para a Taça de Portugal de TT, para a Taça Ibérica TT de Autos, para o Campeonato FIM Europa e para o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva sendo ainda prova candidata à FIA Bajas European Cup.
Fotografia de desporto.sapo.pt