30 Janeiro 2021      10:58

Está aqui

Protejam-se, protejam-se!!!

Temos informações que o Hospital de Évora (HESE) e o Hospital de Beja estão com grandes dificuldades na resposta ao internamento dos doentes com COVID 19. No entanto, sabemos que os profissionais de saúde que trabalham nestas e noutras intuições de saúde têm feito um esforço brutal para salvar as pessoas.

Tenho relatos de profissionais de saúde que referem a falta de meios: ´´Fase horrível´´; ´´Cenário Terrível´´; ´´Fisicamente terrível e psicologicamente insuportável´´; ´´Sensação de Cenário de Guerra a tentar salvar o que se puder´´; ´´Não têm onde por tantos doentes``; ´´Não têm camas de internamento´´; ´´Não têm ventiladores que cheguem´´; ´´Mortos e Vivos juntos porque não têm onde os pôr``; ´´Tentam disfarçar`´; ´´A morgue sempre cheia´´.

Mas ainda assim, tudo têm feito para minimizar os graves problemas provocados pelo COVID 19. Ninguém, que esteja de fora, consegue imaginar as extremas dificuldades que os profissionais de saúde têm estado sujeitos!

A única forma de os ajudar é evitar que esta doença se propague. Por um lado, a medida mais eficaz é a autoproteção. Por outro, quando estamos com a doença, devemos evitar contagiar terceiros. É uma obrigação!

Estas situações não se podem disfarçar! É preciso dizer a verdade ás pessoas. É fundamental conhecerem os verdadeiros problemas, para se protegerem, para evitarem correr riscos, para protegerem os outros. Aborrece-me a maldita propaganda a tentar disfarçar tudo!

É preciso travar a mortandade dos lares! Para isso, é preciso proteger este tipo de instituições. É fundamental ajudá-los! É decisivo fazer testes e mais testes. Sobretudo às pessoas que trabalham nestas organizações e àqueles que lidam com grupos de risco.

São necessárias medidas extraordinárias para situações extraordinárias.