11 Janeiro 2020      21:34

Está aqui

Projetos académicos recebem novo impulso no Alentejo

Vai arrancar no Alentejo o Programa de Aceleração para projetos académicos.

As candidaturas terminam a 21 de fevereiro e este programa oferece um acompanhamento e capacitação intensivos ao longo de 3 meses a equipas de investigadores que estejam a desenvolver projetos de base científica e tecnológica, com potencial para se tornarem um produto ou serviço com viabilidade económica

É a Edição do Alentejo do programa de Aceleração do Born from Knowledge (BfK), promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

A iniciativa possibilita a validação do potencial impacto de negócio de projetos académicos e contará com uma sessão de apresentação de modo a incentivar os investigadores, académicos e estudantes a candidatarem os seus projetos por forma a serem acelerados através de uma metodologia que promoverá o desenvolvimento dos seus serviços/produtos até uma possível vertente de comercialização.

O Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia BfK Rise visa valorizar os resultados de I&D e de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional com potencial de comercialização e disponibilizará acompanhamento e capacitação intensivos. O objetivo principal é facilitar a transferência deste conhecimento/tecnologias para o mercado, oferecendo aos investigadores mentoria e metodologias do universo empreendedor para validação dos seus projetos.

O programa desenvolve-se em três frentes – Norte, Centro e Alentejo – e pretende impulsionar cerca de 24 projetos até ao final do primeiro semestre deste ano.

Em cada uma das áreas abrangidas, existirão três bootcamps diferentes (orientados à estruturação do potencial de mercado e à construção de um business case associado a cada investigação), um pitch training (sobre como apresentar e "vender" a solução de forma convincente) e ainda um Demo Day.

No Alentejo, as atividades decorrerão em Évora, de acordo com o seguinte calendário:

21 de fevereiro de 2020 Encerramento das candidaturas para esta edição.

28 de fevereiro de 2020 Anúncio dos projetos selecionados para esta edição.

6 de março de 2020 1o Bootcamp.

7 de abril de 2020 2o Bootcamp.

8 de maio de 2020 3o Bootcamp

18 de junho de 2020 Demo Day dos projetos da Edição.

O programa Born from Knowledge realiza-se no âmbito do projeto SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Imagem de cgcgenetics.com

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.