10 Abril 2016      11:48

Está aqui

O PROJETO MAIS INOVADOR DA EUROPA ESTÁ NO ALENTEJO

Henrique Silvestre Ferreira, Engenheiro Agrónomo de 27 anos, foi o vencedor do prémio “Projeto Mais Inovador da Europa” e que foi promovido pelo Parlamento Europeu, no 3.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores que se realizou em Bruxelas nos passados 6 e 7 de abril.

Henrique, nasceu no Brasil, mas desde os doze anos que vive em Portugal, tendo obtido a sua licenciatura na Universidade de Évora. Ser distinguido na sua área profissional já não é novo para Henrique Silvestre Ferreira, já que, em 2013, foi-lhe entregue o Prémio Jovem Agricultor, no âmbito de um concurso organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que tem por objetivo escolher os melhores projetos agrícolas realizados em Portugal.

O projeto de Henrique consiste em produzir uvas de mesa sem grainha, seguindo a tradição familiar e as pisadas de Silvestre Ferreira, seu pai e proprietário da conhecida Herdade Vale da Rosa, perita na produção deste tipo de uvas.

A produção de uvas ocupa cerca de 6 hectares da Herdade do Vale Bom, em Ferreira do Alentejo (Beja), no entanto, de modo a financiar o projeto, numa área de 75 hectares foram também plantados brócolos, pimentos, melão, meloa e melancia.

A concurso no “Projeto Mais Inovador da Europa” estavam 13 projetos de jovens oriundos de vários países da União Europeia sendo que os projetos grego e búlgaro também forma distinguidos na categoria “Melhor Projeto”. O projeto espanhol obteve a distinção no “Projeto mais sustentável”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa congratulou-se com esta distinção e fez questão de enviar uma mensagem ao o jovem “alentejano”, podendo ler-se, na página oficial da Presidência da República:

 “É com enorme satisfação que felicito Henrique Silvestre Ferreira, produtor de Ferreira do Alentejo - Beja, por vencer hoje o prémio “Projeto Mais Inovador da Europa”, enquanto Jovem Agricultor.

Com um investimento em produção de uva de mesa (em sistema pérgula, sob estufas), destacou-se entre empresários dos 28 Estados-membros da União Europeia. Henrique Silvestre Ferreira já tinha sido eleito “Melhor Jovem Agricultor Português 2013” e foi escolhido para representar Portugal nestes prémios europeus.

Este prémio, promovido pelo Parlamento Europeu, no âmbito do 3.º Congresso Europeu de Jovens Agricultores, e realizado dias 6 e 7 de Abril, em Bruxelas, serve como incentivo à aposta dos jovens no setor primário e na dinamização da economia portuguesa, através da inovação de processos de gestão e de uma notável atitude empreendedora, com vista a um País mais confiante das suas capacidades e mais competitivo – também no Interior do seu território continental, que merece a minha especial atenção.

Marcelo Rebelo de Sousa”

 

Imagem daqui e imagem de capa daqui