16 Junho 2022      10:16

Está aqui

Programação cultural em debate em Évora

A Acesso Cultura, uma sociedade que procura promover o acesso à participação cultural, está a organizar um debate subordinado ao tema “O que significa programar?”, a decorrer no próximo dia 21 de junho, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Em comunicado, a sociedade explica que a iniciativa vai ter lugar em Évora, na Casa Nobre da Rua de Burgos, pelas 18:30, e está inserida na Semana Acesso Cultura 2022. A entrada é livre.

“O debate à volta do que significa programar e do perfil e preparação técnica de quem faz programação parece andar em círculos. Há quem considere esta função essencial, quem reclama em relação a programações por gosto, programações duplicadas e o controlo reunido numa pessoa”, adianta a mesma fonte.

Assim, “qual o papel de uma organização cultural na sua localidade? O que significa ‘programar’ uma instituição cultural? Quais as qualificações necessárias para o fazer? Que tipo de condições devem existir?”, são algumas das questões que serão abordadas neste debate.

O evento terá como convidados Cátia Terrinca, atriz e encenadora de UmColectivo – Associação Cultural; John Romão, diretor do FUTURAMA – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo/ BocaBienal; Mariana Mata Passos, criadora e produtora da Pó de Vir a Ser; Luís Garcia, programador cultural da Câmara Municipal de Évora; e Rui Horta, coreógrafo e criador da Direção do Espaço do Tempo. A moderação estará a cargo de Helena Rocha, da DRCAlentejo.

A Direção Regional de Cultura é parceira, no Alentejo, na promoção e organização dos debates da Acesso Cultura. Os resumos das sessões e mais informação encontram-se disponíveis aqui.