13 Janeiro 2019      08:45

Está aqui

Programa sobre literacia dos oceanos chega a Portalegre

Para já é um projeto-piloto e terá início em Mafra onde perto de 4000 alunos e 180 professores integrarão o "Educar para uma Geração Azul", o programa que pretende explicar a importância estratégica do mar para Portugal e levar os alunos a contribuírem para a conservação dos oceanos.

Posteriormente, o programa irá estender-se a Cascais, Nazaré, Peniche e Portalegre, sendo que o objetivo é que se estenda depois a todo o país.

Este programa é uma iniciativa da Fundação Oceano Azul (FOA), Oceanário de Lisboa, Direção-Geral da Educação e das câmaras municipais envolvidas.

Para já, 180 professores do concelho de Mafra já participaram numa ação de formação sobre "Estratégias para integrar a literacia do oceano na educação para a cidadania e no projeto de autonomia e flexibilidade curricular" e, até final do ano, serão mais 900 professores e cerca de 15 mil alunos a integrar o projeto que está estruturado de modo a que sejam aplicados e apreendidos conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Os oceanos serão assim explicados através de atividades práticas e lúdico-pedagógicas, estimulando a realização de trabalhos de campo nas zonas costeiras e que terão os professores como principais dinamizadores da iniciativa.

Existirá ainda um manual sobre o oceano - "Oceano, Educar para uma Geração Azul" – a ser utilizado em sala de aula e tratará oito temas fundamentais sobre o oceano além de matérias e conceitos como literatura, geografia, história, economia, ecologia, estratégia, direito, física e química.

 

Imagem de getyourimage.club

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão