19 Janeiro 2022      10:08

Está aqui

Programa de Reabilitação investe 2 milhões em clubes desportivos

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) já abriu a fase de candidaturas à 6.ª edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), com um investimento de dois milhões de euros.

Em comunicado, o IPDJ refere que este programa é “direcionado a clubes e associações desportivas de Portugal continental e destina-se a promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das comunidades, com o principal objetivo de melhorar as condições de prática desportiva”.

As candidaturas decorrem até dia 28 de fevereiro, sendo realizadas exclusivamente online na plataforma SIEC. As despesas do PRID abrangem “intervenções diversificadas, relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes”.

A mesma fonte designa alguns exemplos elegíveis, como pavimentos desportivos; coberturas e paredes; vestiários e balneários; instalações sanitárias; construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade; reparação de sistemas de tratamento de água de piscinas; construção ou reparação de vedações; melhorias que tenham como fim a eficiência energética das instalações existentes; obras de ampliação das valências existentes; e substituição de elementos construtivos que contenham poeiras/ fibras de amianto.

Recorde-se que, desde 2017 e através do PRID, “o Governo já apoiou mais de 500 clubes e associações, num investimento de cerca de 10 milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, financiados pelo IPDJ, os quais correspondem a um investimento global de cerca de 30 milhões de euros”.

 

Fotografia de jm-madeira.pt