5 Fevereiro 2021      11:50

Está aqui

Professor de Évora integra Comissão de Ética para a Investigação Clínica

João Nabais, Professor do Departamento de Química da Universidade de Évora

João Nabais, Professor do Departamento de Química da Universidade de Évora (UÉ), foi designado pela Ministra da Saúde Marta Temido como membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC).

De acordo com o despacho que designa os membros desta Comissão, “a investigação científica, particularmente de índole clínica, contribui de forma estratégica para a melhoria da saúde das populações e para o desempenho das unidades de saúde”.

Segundo a UÉ, para João Nabais “é uma honra e um privilégio integrar a Comissão de Ética para a Investigação Clínica”, composta por um conjunto de personalidades de diversas áreas do conhecimento, e para a qual "espero contribuir com a minha visão sobre os ensaios clínicos em análise, em particular na defesa dos interesses dos doentes”.

Além disso, o professor considera a atividade desta Comissão de Ética “de extrema importância por todas as competências a ela atribuídas pela Lei da Investigação Clínica, em particular a emissão de parecer sobre a realização dos ensaios clínicos em Portugal assegurando a proteção dos direitos, da segurança e do bem-estar dos participantes nos ensaios”.

João Nabais destaca ainda que a investigação de índole clínica “permite a melhoria dos cuidados de saúde e da qualidade de vida das pessoas sendo de primordial importância salvaguardar os aspetos éticos da investigação assegurando que os participantes não são expostos a riscos desnecessários para atingir os objetivos do estudo”.

Os resultados da investigação clínica “vão ser extensivos para toda a população, sendo crucial que os ensaios clínicos sejam desenvolvidos de forma a garantir a obtenção de dados de qualidade com uma avaliação dos benefícios e riscos favorável”, acrescenta o Professor de química da UÉ.

A CEIC é constituída por um conjunto de personalidades nas áreas da bioética, da genética, medicina, das ciências farmacêuticas, da farmacologia clínica, da enfermagem, da bioestatística, bem como nas áreas jurídica e teológica e outras que garantam os valores culturais da comunidade, prevendo também a participação de doentes.

João Manuel Valente Nabais é Doutorado em Química pela Universidade de Évora e é membro integrado do Comprehensive Health Research Center. Desde 2016 que é membro do Patients’ and Consumers’ Working Party da Agência Europeia do Medicamento, e desde 2019 que é vice-presidente da Federação Internacional da Diabetes. Foi ainda presidente da Comissão de Ética para a Saúde da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.