29 Dezembro 2022      14:27

Está aqui

Problemas de sono em Portugal motivam procura por soluções como a CDB

As condições de saúde relacionadas com distúrbios do sono são cada vez mais comuns em Portugal e, atualmente, a procura por soluções para melhorar este aspeto da vida é visível. Entenda as estatísticas e conheça estratégias para melhorar a qualidade do sono.

Segundo a CUF, cerca de 28,1% dos adultos portugueses sofre de insónia, sendo que o número ascende aos 50% quando é considerada a camada mais idosa da sociedade (pessoas com mais de 65 anos).

Considerando a importância dos ciclos de sono e o seu impacto para a saúde e bem-estar humanos, torna-se importante entender as formas como este pode ser cuidado, de forma a garantir o repouso fundamental e a equilibrar as funções orgânicas.

Essencial para o funcionamento do corpo e também para o bem-estar psicológico, a memória e a saúde mental, o sono em quantidades (e com a qualidade) desejadas pode ser um aliado no combate ao stress, à ansiedade e a muitas condições que frequentemente afetam os adultos no século XXI.

Além de poder ser promovido por uma alimentação saudável, alguns suplementos naturais podem também ser aliados na busca pelo equilíbrio, ajudando a combater a insónia e promovendo um sono mais tranquilo e recuperador.

Conheça algumas das melhores soluções para lidar com a insónia e os principais elementos e rotinas que contribuem para a regulação do sono.

 

Suplementos naturais e infusões na regulação do sono

Muitas das pessoas que procuram alternativas para regularem o sono não querem introduzir químicos na sua rotina, o que é compreensível considerando as notícias que nos chegam quotidianamente sobre os efeitos secundários que estes podem ter para o organismo.

Marcas como a Nordic Oil dedicam-se ao estudo, produção e comercialização de um dos elementos que tem sido aclamado pelo seu potencial regulador do sono: o CBD. Além deste, no entanto, existem infusões que podem contribuir positivamente para a melhoria do sono, como a infusão de camomila ou de passiflora.

 

Alimentação no combate à insónia

Além dos suplementos naturais e das infusões, os alimentos também podem ser aliados no combate à insónia e contribuir para um sono mais reparador.

Comidas como os frutos secos, a aveia, o peixe e os frutos vermelhos encontram-se como aliados no combate à insónia.

Por outro lado, se tem este tipo de problemas, deve moderar o consumo de gengibre, bebidas alcoólicas ou citrinos, já que estes, principalmente quando consumidos de forma excessiva, podem contribuir para agravar a insónia.

 

A atividade física, o quotidiano e o sono

A atividade física e os hábitos quotidianos podem ser aliados no combate aos distúrbios do sono e contribuir para uma vida mais calma, sadia e prazenteira.

Alongamentos, exercício, meditação ou práticas como o Yoga e o Pilates podem ser ideais para quem quer encontrar estratégias para dormir melhor.

Os especialistas recomendam ainda que, antes de dormir, seja evitado o contacto com televisões, smartphones ou computadores, já que estes podem tornar mais difícil o processo de adormecer ou contribuir para um sono mais agitado e menos reparador.