Foi no dia 11 de outubro de 1895 que um Panhard & Levassor, comprado em Paris por D. Jorge d’Avillez, um jovem aristocrata de Santiago do Cacém, fez a 1.ª viagem de automóvel de Lisboa a Santiago do Cacém, tornando-se um marco histórico.
Envolvidos na aventura estiveram D. Jorge D’Avillez; Jules Phillipe, engenheiro na região, e Hidalgo Vilhena, outro santiaguense, pioneiro na arte fotográfica da época e a 1.ª viagem de automóvel em Portugal, segundo rezam as crónicas, foi há 126 anos, durou três dias e com muitas peripécias pelo meio.
Logo na Alfândega de Lisboa surgiu a dúvida sobre que taxa aduaneira aplicar. Seria uma máquina agrícola ou uma locomóvel (máquina movida a vapor)?
Já depois da montagem das várias componentes, numa oficina de carruagens, e da colocação em marcha do seu motor de explosão, o Panhard & Levassor iniciou a primeira viagem de um automóvel em solo português, a uma velocidade máxima de 15km/h, com destino à casa D’Avillez em Santiago do Cacém.
À entrada da vila de Palmela aconteceu o primeiro acidente. Um burro assustado no meio da estrada acabou por ser atropelado e morrer, o dono é recompensado pela perda com a quantia de dezoito mil réis, o triplo do valor de um burro naquela época.
Finalmente chegados a Santiago do Cacém, o Panhard & Levassor causou um grande entusiasmo e espanto entre os santiaguenses, e até os presos tiveram direito a vir à rua ver uma máquina tão fabulosa.
O Panhard & Levassor pertence agora ao Automóvel Club de Portugal e encontra-se no Museu dos Transportes e Comunicações. Foi, também, para Santiago do Cacém que veio o primeiro Rolls Royce e a primeira licença de condução.
Informação e fotografia da CM Santiago do Cacém