20 Março 2021      09:30

Está aqui

A Primavera começou às 9:37h, mas não se nota nas temperaturas

Esta manhã, quando eram 9:37h deu-se o equinócio da Primavera 2021, o fenómeno astronómico que marca o início da Primavera, no Hemisfério Norte.

De acordo com o Observatório de Astronómico de Lisboa, a Primavera vai durar 92,7465 dias, até ao Solstício de Verão, a 21 de junho, pelas 3:32 horas.

Quer os equinócios, quer os solstícios, ocorrem duas vezes por ano.

Os equinócio, da primavera e do outono, marcam os dias em que o dia e a noite têm igual duração.

No caso do de hoje, marca o início do crescimento dos dias face à noite, uma vez que o sol se afasta do hemisfério norte e percorrerá um arco mais longo e mais alto no céu todos os dias. No hemisfério Sul a situação inverte-se.

A palavra euinócio é de origem latina - aequinoctium - e deriva de aequus (igual) e noctium, o plural de nox (noite), significando “noite igual” (ao dia).

O momento exato do equinócio é definido como o instante em que o ponto central do Sol passa no equador, nascendo no ponto cardeal Este e pondo-se a Oeste, estando em ambas a uma distância zenital de exatamente 90º.

Há uma mudança energética que representa o começo de um ciclo e o início de um novo ano astrológico com o Sol a entrar em Carneiro.

A Primavera representa a fertilidade e o renascimento da flora e da fauna. Marca o fim do inverno, uma estação associada ao mau tempo, desconforto e que, em tempos, era também associada à escassez de comida.

O equinócio era marcado por rituais ancestrais de fertilidade e abundância.

Esta data era celebrada pelos pagãos e antes por pelos Acádios - nómadas vindos do deserto da Síria e que habitavam na Mesopotâmia (atual território do Iraque) -  e que celebravam a Deusa Ishtar, Deusa da Fertilidade e da Primavera.  Como oferendas, eram pintados e decorados ovos (símbolos de fertilidade) que eram escondidos e enterrados nos campos, uma tradição que ainda hoje se pratica.

A Primavera é o período ideal para lançar sementes para a sua vida e investir em tudo aquilo que deseja ver florescer.

Quanto à meteorologia, este início de Primavera marca temperaturas amenas, com céu limpo, e marcado com forte arrefecimento noturno com Portalegre a ter uma máxima de 14ºC e uma mínima de 4ºC, segundo o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Para Évora esperam-se máximas de 16ºC e mínima de 5, enquanto que em Beja serão de 16ºC e mínima de 7.