30 Julho 2020      11:30

Está aqui

Presidente da Câmara do Crato quer devolver Castelo aos munícipes

O presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, pretende “resgatar” o Castelo da vila alentejana, cedido à Fundação Castelo do Crato desde os anos 1990, noticia a Rádio Portalegre.

O autarca defendeu que “o Castelo tem de voltar à posse do município ou do estado” de maneira a devolver o património do concelho aos habitantes do Crato e a todos os visitantes que queiram conhecer melhor o concelho. É de salientar que o Castelo se encontra ao abandono e em estado avançado de degradação.

Joaquim Diogo conta com o apoio da Direção Regional da Cultura do Alentejo neste “desafio enorme” que é a recuperação do monumento. Estas declarações vêm na sequência da inauguração da exposição “Um Castelo no Crato, do mito à utopia”, no Museu Municipal do Crato, que decorreu na passada terça-feira.

Recorde-se que o Castelo do Crato a do século XIII e situa-se no ponto mais alto da vila. Em 1330, a Vila do Crato era cabeça da Ordem de Malta, e no século XV procedeu-se à reconstrução do castelo e edificação da cerca urbana. No século XVII, o monumento sofreu uma grande alteração ao ser abaluartado e dotado de plataformas para a instalação de artilharia.