21 Novembro 2019      11:15

Está aqui

Povo de Santo Aleixo em Moura celebra a heroicidade com que se bateu contra os espanhóis no 1.º de Dezembro

Há particularmente uma povoação no Alentejo cuja heroicidade se destacou na guerra da Restauração e que, por esse motivo, mudou o seu nome como forma de honrar e defender essa dura mas notável memória e que foi a guerra que levou à Restauração da Independência de Portugal face a Espanha em 1640.

Falamos de Santo Aleixo da Restauração, em Moura, no Baixo Alentejo, considerada aldeia heróica da restauração de Portugal devido aos grandes acontecimentos da Guerra da Aclamação, nomeadamente nos combates de 6 de Outubro de 1641, 12 de Agosto de 1644 e 31 de Maio de 1704, em que os Castelhanos atacaram a aldeia e os seus habitantes se defenderam heroicamente. A sua igreja, que se mantém de pé nos dias de hoje, por 3 vezes foi destruída e por 3 vezes reconstruída e é hoje o símbolo maior de resistência daquela população. Por Decreto nº 41093, publicado no Diário do Governo nº 102 – I Série – de 3 de Maio de 1957, a freguesia de Santo Aleixo, concelho de Moura, passou a denominar-se Santo Aleixo da Restauração.

Por isso as celebrações do 1.º de Dezembro em Santo Aleixo da Restauração revestem-se habitualmente de uma importância para aquela população que honra naquela data a memória dos seus ancestrais.

A comemoração da data é promovida pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, pretendendo assinalar a heroicidade dos santoaleixenses nas batalhas contra os espanhóis. A Praça da Restauração será o local onde decorrerá a celebração, que tem início marcado para as 11:00, com a receção à Banda do Círculo Artístico Musical Safarense. Segue-se às 11:30 o içar da bandeira, às 12:00 discursa Francisco Candeiras, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, o poeta e escritor Manuel Alegre e Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura.

Às 12:30 terá lugar o lançamento do livro infantil "Uma aldeia, mil heróis...", de Marisa Bacalhau e Carlos Rico e às 13:00 haverá convívio popular com atuações musicais do Grupo Coral Feminino Associação Sol da Vida e Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração.

Recordamos que o povo de Santo Aleixo e a sua coragem estão homenageados no monumento situado na Praça dos Restauradores, naquela freguesia do concelho de Moura, bem como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.

 

Na capa Aclamação de D. João IV como rei de Portugal, pintado por Veloso Salgado (Museu Militar de Lisboa)