17 Julho 2024      11:07

Está aqui

Pousada de Juventude de Portalegre reabre após 12 anos

Miguel Perestrelo, presidente da Movijovem – Mobilidade Juvenil

A Pousada de Juventude de Portalegre, que foi encerrada em 2012, vai reabrir na quinta-feira após obras de reabilitação, num investimento superior a 500 mil euros.

Segundo a Movijovem, promotora do projeto, a inauguração desta pousada, uma das 20 unidades da rede de Pousadas de Juventude que irá acolher estudantes no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, está agendada para as 18:00.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Perestrelo, presidente da Movijovem – Mobilidade Juvenil, começou por explicar que a obra contou com “algumas complicações e dificuldades” por causa das regras da contratação pública.

“Desde que a decisão foi tomada, de reabrir a pousada em Portalegre, porque era o único distrito do país que não tinha serviço de pousada da juventude gerida pela Movijovem, o processo foi relativamente simples e rápido, tirando toda a complexidade que uma intervenção deste volume tem”, acrescentou.

A pousada vai contar com um total de 42 camas, distribuídas por 12 quartos: sete múltiplos, quatro duplos e um duplo adaptado.

“É uma unidade completamente renovada, com todo o conforto, com toda a inovação e tecnologia exigida e reclamada pela juventude e não só”, disse o responsável.

De acordo com Miguel Perestrelo, este espaço “vai dar resposta” também aos alunos do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), tendo o alojamento de estudantes do ensino superior sido um dos fatores que contribuíram para a reabertura daquela pousada.

“Nós vamos encontrar uma pousada reabilitada, com os serviços mais modernos que nós estamos a utilizar nas pousadas da juventude”, sublinhou.

Lembre-se que, em comunicado datado de 19 de outubro de 2023, o gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Pulo Correia, referia na altura que a obra iria permitir à Movijovem devolver as “condições de segurança, conforto e salubridade” à infraestrutura, além de a dotar de mais valências.

“Um dos objetivos desta reabilitação é disponibilizar alojamento a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que procura apoiar jovens que ingressam no ensino superior, existindo um acordo prévio com o Instituto Politécnico de Portalegre”, explicavam no comunicado.

 

Fotografia de tnews.pt