A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, anunciou a reabertura da pousada da juventude de Portalegre para este ano.
Em declarações à agência Lusa, a governante explicou que será feito um investimento de 1,2 milhões de euros para reabrir três pousadas (Vila Real, Portalegre e Guarda) e ainda recuperar a de Lisboa, no Parque das Nações, que tem atualmente 30 por cento da sua capacidade encerrada por necessitar de obras.
“Há um país inteiro por descobrir e uma oferta hoteleira com preços acessíveis para conhecer o país e a sua história. O que estamos a fazer é demonstrar a importância destas pousadas e que é possível revitalizá-las”, disse.
Ana Catarina Mendes fez este anúncio durante uma visita à Pousada da Juventude em Almada, integrada num roteiro de visitas que está a ser desenvolvido pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, por associações juvenis e desportivas, serviços regionais do Instituto Português do Desporto e Juventude e Pousadas de Juventude.
Também João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, salientou que o investimento que será feito na reabertura das pousadas já faz parte de uma nova política de valorização das Pousadas da Juventude que, além de estarem ao serviço da mobilidade juvenil, estão também ao serviço dos estudantes.
“A rede das 42 pousadas responde com uma percentagem reduzida ao alojamento estudantil, com a reabertura destas pousadas pretendemos contribuir para o aumento dessa percentagem”, realçou o responsável.
Além da sua vertente de turismo direcionada para os jovens, as Pousadas de Juventude disponibilizam alojamento a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior que procura colmatar a problemática do alojamento estudantil.
Fotografia de jn.pt