11 Maio 2022      11:02

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Portugueses estão ligados emocionalmente à Delta Cafés

A marca Delta Cafés é a única em Portugal que mais impacta os consumidores, tendo obtido uma média de 8,1 no modelo de avaliação emotional.i, um relatório realizado pela Escolha do Consumidor que procura identificar o nível de intimidade emocional do consumidor com determinada marca.

De acordo com o portal Marketeer, o emocional.i fez esta avaliação através de questionários feitos a quase quatro mil pessoas (3778) entre setembro e dezembro de 2021, a partir de oito dimensões de sentimentos: amor, confiança, energia, atenção, experiência, reconhecimento, lealdade e laços comportamentais.

As notas obtidas classificam as emoções dos consumidores em cinco grupos diferentes, avaliados de 0 a 10: Desprezo (0 a 2), Desilusão (2 a 4), Apatia (4 a 6), Admiração (6 a 8) e Paixão (8 a 10).

Das mais de 590 marcas avaliadas, a média do emocional.i das diferentes categorias propostas pelo estudo é de 6,1, o que significa que a maioria dos consumidores nutre Admiração pelas insígnias e não Paixão.

Contudo, a Delta Cafés é a única marca que desperta “Paixão” nos consumidores. Outras marcas com uma excelente relação emocional, apesar de se classificarem na categoria de “Admiração”, são a RFM, Rádio Comercial, Origens Bio, Gut Bio, Oral B, Tetley, Gato Preto e Lidl (todas com uma média de 7,5).

Este relatório destaca ainda que os consumidores mais jovens são mais ligados a marcas nas categorias de Rádio & TV, com destaque para as marcas RFM, Rádio Comercial e SIC, com médias superiores a 8 (“Paixão”), e Produtos Alimentares e Produtos para o Lar, com as marcas Aldi, Gato Preto e Worten em destaque.

Contrariamente, as categorias que têm menos ligação e, por isso, se encontram na “Apatia” e “Desilusão”, são os Serviços Imobiliários, Serviços Financeiros e Seguros.

Já os mais velhos encontram-se igualmente ligados a nível emocional a marcas nas categorias Rádio & TV, com destaque para a M80, com média de 8,1 (“Paixão”), e Babies & Kids, onde a Halibut tem uma média de 9,2 (“Paixão”).

A relação emocional mais apática estabelece-se com marcas das categorias Sports e nos Serviços em geral.

 

Fotografia de nit.pt