13 Maio 2021      10:52

Está aqui

Portugal ganha primeiros prémios em concurso internacional de azeites

Portugal distinguiu-se na 10.ª edição do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, tendo ganhado os primeiros prémios nas categorias de Frutado Maduro e Verde Ligeiro.

De acordo com a Rádio Pax, os membros do júri do concurso reuniram-se em Beja, nos dias 7, 8 e 9 de maio, para apreciar 141 amostras provenientes de 11 países produtores.

Assim, na categoria de Frutado Maduro, o 1.º, 2.º e 3.º prémios foram atribuídos a participantes portugueses, que ainda arrecadaram uma menção honrosa.

Já na categoria de Frutado Verde Ligeiro, Portugal venceu o 1.º e o 2.º lugares, assim como menções honrosas. O 3.º prémio foi ganho por Israel.

Quanto à categoria Frutado Verde Médio, Espanha arrecadou os três primeiros lugares e Itália venceu o 1.º lugar na categoria de Verde Intenso.

Em declarações à Rádio Pax, Mariana Matos, Secretária Geral da Casa do Azeite (entidade organizadora do concurso, em conjunto com a ACOS), realça a forma “muito positiva” em que a iniciativa decorreu este ano.

Na nova categoria criada para os países do Hemisfério Sul, os prémios e as menções honrosas dividiram-se entre o Brasil (que ganhou o ouro e o bronze) e a Argentina. Mariana Matos destaca, igualmente, a qualidade do azeite destes países.

O Júri do 10.º Concurso de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja foi presidido por José Gouveia, professor catedrático especialista em azeites.

Note-se que a organização do concurso é da responsabilidade da ACOS (Associação de Agricultores do Sul) e da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal, com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.