28 Outubro 2017      09:32

Está aqui

PORTUGAL E ESPANHA DEBATEM DIABETES EM BEJA

Este sábado, no Teatro Municipal Pax Julia de Beja, decorre o III Simpósio Ibérico da Diabetes.

Esta iniciativa da ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas e Centro de Estudos e Investigação em Feridas - com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular - é realizada em Beja por ser uma das regiões geográficas onde a resposta à diabetes é insuficiente.

Estará presente o presidente da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular além de representantes da Ordem dos médicos, dos farmacêuticos, dos enfermeiros e dos nutricionistas.

Sob o lema “As Geografias e a Desigualdade em Saúde”, a abertura da conferência está a cargo de Paula Santana, da Universidade de Coimbra, tendo esta conferência o objetivo de salientar a assimetria geográfica existente no interior e periferias do país, no que respeita à resposta à diabetes, e de estudar possíveis formas de resolução, saindo no final um documento sob o nome de “Declaração de Beja”.

No Alentejo, a Diabetes afeta mais de 40% da população, com idades entre os 20 e os 79 anos e a assimetria é muito marcante.

O Alentejo tem também um número superior à média nacional no que toca a amputações por pé diabético, sendo o dobro da média nacional.

 

Imagem healthline.com