2 Setembro 2023      10:19

Está aqui

Porto de Sines mantêm-se entre os 15 maiores da Europa

O Porto de Sines, no primeiro semestre de 2023, manteve a sua posição como o 14.º maior porto de contentores na Europa e entre os 15 maiores portos de contentores da União Europeia. De acordo com uma análise realizada pelo especialista Theo Notteboom, o porto português movimentou 1,66 milhões de TEU no primeiro semestre do ano, apesar de uma ligeira queda de 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A análise também destaca que, num contexto de retração no sector, apenas dois portos europeus registraram crescimento: Pireu e Gioia Tauro. Outros portos importantes, como Roterdão, Antuérpia-Bruges e Hamburgo, sofreram quedas significativas nas movimentações de contentores.

Em Espanha, Algeciras teve um desempenho melhor, com uma queda de apenas 0,5%, enquanto Valência e Barcelona experimentaram quedas mais acentuadas.

Os portos de França registaram maiores perdas no volume de carga, com o Haropa Port (Le Havre, Rouen e Paris) a descer uma posição em consequência do resultado de -15,8% e Marselha a recuar também 15%.

Com as obras de expansão do terminal de contentores a decorrerem a bom ritmo, a infraestrutura do Porto de Sines vai aumentar a capacidade em 4.1M TEU.