15 Janeiro 2019      11:14

Está aqui

Porto de Sines bate recorde com novo máximo na carga contentorizada

O Porto de Sines bateu um novo recorde, com uma movimentação de 1,75 milhões de TEU, a que correspondeu uma variação homóloga positiva de 5%, o que fixa um novo máximo na carga contentorizada, segundo a Revista Cargo.

"Com um total de 22 milhões de toneladas, a Carga Contentorizada regista um crescimento homólogo de 5,5%, reforçando o contributo do Terminal de Contentores – Terminal XXI para o total movimentado em porto, reforçando a primeira posição com uma quota de 46%", adiantou em comunicado a Administração do Porto de Sines - APS.

Ainda segundo a APS o porto tem sido palco de "um crescimento sustentado da movimentação de carga no Terminal XXI, alicerçado no investimento contínuo na melhoria das infra-estruturas e equipamentos existentes para a operação".

Já pelo o terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) passaram 47,9 milhões de toneladas, o que equivaleu a um "decréscimo de 4% em relação a 2017, fruto das paragens técnicas da Refinaria de Sines e do Complexo Petroquímico da Repsol e do decréscimo na movimentação de carvão, devido a um ano de forte pluviosidade e por isso com menor recurso a fontes não renováveis para a produção de energia eléctrica". Mas ainda assim e segundo a APS, o Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) registou uma variação homóloga de 5,5%, obtendo um total de 2,8 milhões de toneladas movimentadas.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão