28 Junho 2022      13:49

Está aqui

Portalegre vai instalar nova escola da GNR

O município de Portalegre anunciou que o Concurso Público de Conceção para a elaboração do projeto do Centro de Formação e Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana em Portalegre já foi publicado em Diário da República.

Esta publicação surge no seguimento da assinatura do protocolo de colaboração entre o município de Portalegre e o Ministério da Administração Interna para a construção das novas instalações do Centro de Formação e Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana em Portalegre.

Em comunicado, a presidente da autarquia, Fermelinda Pombo Carvalho, enaltece que o anúncio deste procedimento acontece “dois dias após a assinatura do protocolo de colaboração”, e que “expressa a assunção do compromisso firmado entre todas as entidades para a instalação desta infraestrutura no concelho”.

De acordo com o município, “a construção da escola e a melhoria das condições de ensino/aprendizagem e de trabalho no Centro de Formação e Comando Territorial da GNR é uma reivindicação antiga dos portalegrenses que surge agora na sequência de uma reunião tida entre a presidente Fermelinda Pombo Carvalho e o ministro José Luís Carneiro e de várias diligências preparatórias para a concretização deste projeto, que se reveste de extrema importância para o nosso território”.

A empreitada publicada em Diário da República compromete-se a executar o projeto de infraestruturas do terreno num valor estimado de 3,5 milhões de euros, cofinanciado a 85 % pelo FEDER – Alentejo 2020.

Para a autarquia, “a presença anual de 1300 guardas provisórios na cidade representa um impacto significativo na economia local, pela criação de riqueza e postos de trabalhos diretos e indiretos, contribuindo para o reforço da coesão social e territorial do concelho e do distrito”.

 

Fotografia de publico.pt