22 Maio 2022      10:59

Está aqui

Portalegre tem uma nova sobremesa

Portalegre tem uma nova sobremesa. O projeto foi desenvolvido no âmbito do curso de Gestão e Produção de Pastelaria e realça alguns dos produtos característicos do concelho como a maçã Bravo Esmolfe, a castanha e a bolota, entre outros ingredientes.

Este são alguns dos elementos essenciais da nova sobremesa que a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre apresentou à comunidade e que pretende ser uma imagem de marca da cidade.

No âmbito do curso de Gestão e Produção de Pastelaria, os alunos do mesmo, juntamente com o chefe Cristiano Louro, criaram a nova sobremesa que procura enaltecer alguns dos ingredientes da região numa proposta de texturas e sabores que se ligam entre si.

Além da criação desta sobremesa, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre pretende apresentar a mesma e disponibilizar a receita. Além disso, propõe-se a dar formação para que cozinheiras e cozinheiros, doceiras e doceiros, possam replicar a receita e disponibilizá-la nas suas casas e/ou nos seus restaurantes.

“Esta proposta é uma forma de a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre estimular a criatividade e a capacidade de execução dos seus alunos e, ao mesmo tempo, contribuir de uma forma efetiva para a região onde desenvolve a sua atividade formativa. Este foi um desafio que procurou valorizar alguns dos produtos tradicionais do concelho, como é o caso da maçã Bravo Esmolfe, e fazer com que a comunidade estudantil se envolve em projetos que podem ganhar outra relevância na região”, explicou a diretora da escola, Maria Conceição Grilo.

O jantar de apresentação da nova sobremesa identitária de Portalegre realizou-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, várias doceiras da cidade entre outros representantes de instituições do concelho.