2 Agosto 2018      12:08

Está aqui

Portalegre recupera e amplia Museu de Tapeçaria Guy Fino

Será com um investimento resulatnte da parceria entre a Câmara Municipal de Portalegre e a Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo, superior a 340 mil euros - com uma comparticipação de 90% do programa VALORIZAR do Turismo 2020 - que o Museu de Tapeçaria Guy Fino será requalificado e aumentado.

Este Museu é um uma importante marca da cidade e da cultura regional e nacional, sendo reconhecido por todos pela sua qualidade e esta obra tem um prazo de execução da obra de 210 dias e esta requalificação vai permitir expor peças com 6 metros de altura e 12 metros de comprimento, como, por exemplo, a tapeçaria “Portugal”, de Almada Negreiros.

O Museu dedica-se à exposição, conservação e estudo das Tapeçarias de Portalegre e está instalado no Palácio Castelo Branco, situado no centro histórico daquela cidade alentejana. Nele se podem apreciar obras de autores como Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Eduardo Nery, Graça Morais, Jean Lurçat, Le Corbusier, entre outros.

Para além da área de exposições permanente, o Museu dispõe de uma galeria de exposições temporárias, auditório, um foyer e um jardim, espaços públicos com capacidade de adaptação a diversas atividades de carácter cultural, artístico e lúdico.

Outro grande objetivo da Câmara Municipal de Portalegre e da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo é a candidatura da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre a Património Imaterial da Humanidade da Unesco, assim como o Plano de Salvaguarda e Gestão, que é um instrumento relevante para a preservação e valorização deste Património.

A Tapeçaria de Portalegre é uma tapeçaria mural decorativa, original, única pelas suas qualidades intrínsecas e pela técnica usada para traduzir o cartão do pintor. Utilizando uma técnica totalmente manual, tem como ponto de partida um original de pintores conhecidos, portugueses ou estrangeiros. Este é ampliado para a dimensão final sobre um papel quadriculado próprio, em que cada quadrícula representa um ponto (desenho de tecelagem).

 

Imagem de conexaolusofona.org

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.