13 Outubro 2023      10:28

Está aqui

Portalegre receberá 7,3M€ para repor prejuízos das cheias

O Governo vai comparticipar com 7,3 milhões de euros a reposição de infraestruturas e equipamentos municipais destruídos pelas intempéries de dezembro em 14 concelhos de Portalegre.

Segundo a agência Lusa, a informação foi adiantada por uma fonte do Ministério da Coesão Territorial, que refere que esta verba representa “mais de metade” do valor total elegível dos prejuízos apresentados pelos municípios afetados.

Em comunicado, o Ministério da Coesão Territorial (MCT) revelou que a cerimónia de contratualização para a reposição de equipamentos e infraestruturas municipais danificados por cheias e inundações neste distrito (composto por 15 concelhos) vai ter lugar hoje, sexta-feira, na sede da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em Portalegre.

A sessão, com início às 11:00, deverá ser presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, de acordo com a mesma nota.

Recorde-se que, de acordo com António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), os prejuízos provocados pelo mau tempo no Alentejo, em dezembro de 2022, ascenderam a 67 milhões de euros, a quase totalidade dos mesmos registados no distrito de Portalegre.

Em agosto, o MCT anunciou que iria comparticipar com 48,4 milhões de euros a reposição, em 92 municípios do país, de infraestruturas e equipamentos destruídos pelas cheias e inundações de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

 

Fotografia de expresso.pt