6 Abril 2023      11:46

Está aqui

Palácio em Portalegre é monumento de interesse público

O Palácio dos Condes de Avillez, em Portalegre, foi classificado pelo Governo como monumento de interesse público (MIP), de acordo com uma portaria publicada na passada terça-feira (04).

Segundo a agência Lusa, este palácio, que fica na Praça da República, também é chamado de Antiga Casa da Família Avillez ou de Antigo Solar dos Avillez e é especialmente reconhecido por duas características: os painéis de azulejos e a escadaria.

Atualmente, é utilizado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e, no passado, foi um espaço utilizado pelos antigos serviços do Governo Civil.

Foi em julho de 2020 que a Direção-Geral do Património (DGPC) apresentou a proposta para a classificação MIP.

Na portaria publicada em Diário da República (DR) e assinada por Isabel Cordeiro, secretária de Estado da Cultura, refere-se que este edifício é parte de “um interessante conjunto de casas nobres dos séculos XVII e XVIII”, que fazem parte da malha urbana medieval e renascentista de Portalegre, ou dos seus arredores, nota a Lusa. 

De acordo com as mesmas fontes, este palácio foi mandado construir por “uma das mais importantes famílias” da cidade alentejana, num “espaço urbano já nobilitado”, e a sua construção contribuiu para a “reorganização” urbanística da zona limítrofe do núcleo antigo. 

“O programa arquitetónico do edifício, onde o Barroco se alia já ao Neoclássico, é bem revelador do estatuto da família fundadora, integrando soluções como os torreões laterais da fachada, que citam, embora em resolução vernacular, aqueles do Palácio de Mafra”, adianta ainda a portaria.

Nesta portaria, é ainda dado destaque à escadaria central do interior do palácio que participa, juntamente com o átrio e os salões nobres, dos “espaços de aparato” do edifício, assim como aos painéis de azulejos, que datam do século XVIII e que são “de grande efeito cénico".

 

Fotografia de jornalaltoalentejo.sapo.pt