A Câmara Municipal de Portalegre anunciou que está a ser implementado em todo o concelho um novo sistema de iluminação pública com lâmpadas LED, num investimento de mais de 5 milhões de euros.
Em comunicado, a autarquia refere que o objetivo deste projeto é promover a eficiência energética do território, o que implica “a substituição de cerca de 5 846 luminárias em todo o concelho, tendo já avançado a implantação de cerca de 50% deste total”. A conversão do sistema de iluminação convencional vai permitir a implementação de um sistema de telegestão individualizada e uma poupança energética na ordem dos 78%, adianta ainda o documento.
O projeto “Transformar Portalegre numa Cidade Inteligente” tem como parceiros tecnológicos a AMNERE Portalegre e a SoftInsa/IBM. A câmara adianta ainda que se trata de um projeto pioneiro, que se tem desenvolvido no âmbito da afirmação de Portalegre como “smart city”, e que “permite a comunicação entre todo o sistema de luminárias, servindo índices de gestão e monitorização de diversos sistemas com cobertura em toda a área geográfica do concelho de Portalegre”.
De acordo com o município, a primeira fase do projeto passa por implementar “um sistema de gestão centralizado que permita a redução dos consumos de energia elétrica associados à rede de iluminação pública do concelho”, algo que “concretiza a tomada de decisões e a adoção de opções mais sustentáveis para o planeta, tendo como premissa a preocupação do município relativamente à descarbonização, à redução de emissões de gases com efeito de estufa e às alterações climáticas”.
A autarquia destaca igualmente que esta estratégia para tornar Portalegre numa cidade inteligente estende-se a novas áreas, nomeadamente a instalação de sistemas de telecontagem na rede de distribuição de água, e o controlo e automação de sistemas de rega, entre outras.
Fotografia de olhares.com